Alívio térmico será temporário: quinta e sexta o calor voltará a intensificar em Portugal, sobretudo nestes 6 distritos

O enorme alívio térmico ocorrido no arranque desta semana pôs fim à onda de calor que assolava Portugal há várias semanas. Porém, muito em breve prevê-se uma nova intensificação do calor. Saiba na previsão do tempo as regiões mais expostas!
O estado do tempo registou um grande alívio térmico ontem, 18 de agosto, e, nesta terça-feira (19) verificou-se outra vez uma ligeira descida das temperaturas, dando continuidade ao novo cenário meteorológico de tempo mais fresco em Portugal continental.
Com a persistência do fluxo de Noroeste, espera-se, para quarta-feira, 20 de agosto, um panorama semelhante marcado por: pequena descida das temperaturas, com céu pouco nublado ou limpo e períodos de mais nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral Oeste, e durante a tarde no interior da região Norte.
Além disto, ainda na quarta-feira (20), não se exclui a possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Oeste durante a manhã. O vento soprará fraco a moderado de Nor-Noroeste, temporariamente de Sudoeste na costa do Sudoeste Algarvio durante a tarde. Prevê-se uma intensidade moderada a forte e com rajadas até 65 km/h na faixa costeira ocidental e nas terras altas, sobretudo durante a tarde.
Temperaturas superiores a 35 ºC regressam na quinta e sexta-feira a estas zonas do nosso país
Para quinta-feira, 21 de agosto, é expectável uma pequena subida das temperaturas máximas, em particular nas regiões do interior, estando previsto que algumas localidades possam registar 35 ºC. O céu apresentar-se-á pouco nublado, existindo ainda possibilidade de nevoeiro matinal nalgumas zonas costeiras. O vento soprará predominantemente de noroeste, com intensidade moderada a forte. Adicionalmente, o risco de incêndios poderá novamente humidade relativa tende a baixar, aumentando novamente a suscetibilidade a incêndios.

A incerteza no estado do tempo cresce a partir de sexta-feira, 22 de agosto, uma vez que estará dependente da evolução do furacão Erin no Atlântico, que, ao interagir com o anticiclone dos Açores, poderá alterar a circulação atmosférica regional.
Para a próxima sexta-feira (22), o modelo de referência utilizado pela Meteored aposta na possibilidade de uma subida acentuada das temperaturas máximas em regiões do interior Centro e Sul, com valores de até 36 ºC, em particular nestes 6 distritos: Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.
Além disto, uma nota também para o Algarve, em particular na região oriental (Sotavento), que também se manterá bastante quente, a bater nos 35 ºC. Já as regiões do litoral de Portugal continental irão permanecer mais frescas (geralmente entre 20 e 25 ºC), embora com nortada moderada.

No cenário de previsão mais provável, o ainda furacão Erin impulsionará o anticiclone para a Europa Ocidental, favorecendo o regresso do calor, especialmente ao interior. Apesar disto, a intensidade do calor espera-se consideravelmente menos extrema do que a experienciada na primeira quinzena de agosto. No litoral, o tempo deverá ser mais ameno e seco, apesar de noites gradualmente mais quentes.
Sábado e domingo com grandes contrastes térmicos, saiba o que esperar
Para o fim de semana, os mapas de previsão da Meteored revelam um cenário contrastante, antecipando um sábado (23) ainda mais quente em relação ao dia de sexta-feira (22), pelo que a tendência de intensificação do calor manter-se-á por mais uma jornada.
Quanto a domingo, 24 de agosto, é possível que se registe uma descida generalizada das temperaturas. Tal dever-se-á à alternância de massas de ar provenientes da interação entre a trajetória do furacão Erin e outros centros de ação atmosférica, entre os quais, o anticiclone dos Açores.