Meteored atualiza a previsão do tempo em Portugal para a Semana Santa 2024: eis o que pode esperar

Com a semana da Páscoa cada vez mais próxima, muita gente está “de olho” nas previsões meteorológicas para Portugal. A incerteza na previsão existe, mas já é possível estabelecer tendências que atualmente antecipam chuva em várias regiões. Saiba o que pode esperar.

previsão do tempo chuva Páscoa
Na Semana Santa 2024 poderá chover em várias regiões de Portugal.

Faltam apenas dez dias para o início da Semana Santa, que decorre entre 24 (Domingo de Ramos) e 31 de março (Domingo de Páscoa ou da Ressurreição), e o modelo meteorológico de referência da Meteored atualizou a sua previsão do tempo, o que permite ter uma ideia mais próxima das condições meteorológicas que serão potencialmente vividas nessa semana em Portugal.

Embora a incerteza ainda seja elevada, a atualização das anomalias projetadas pelos mapas já permitem estabelecer tendências, sendo que a possibilidade de chuva em várias regiões deve ser considerada. Aliás, na última previsão do tempo que lançámos para a Semana Santa 2024, este mesmo cenário de chuva era aposta do nosso modelo de confiança (ECMWF) e essa tendência mantém-se na mais recente atualização.

Para esta previsão serão analisadas as principais tendências meteorológicas para a semana de 25 de março a 1 de abril no Sudoeste Europeu, onde se situam as três unidades territoriais portuguesas (Continente, Açores e Madeira), e países geograficamente próximos, tais como Espanha e França, entre outros. Serão tidos em conta os mapas de anomalias médias semanais da precipitação, da temperatura, da pressão média ao nível do mar e do geopotencial.

A semana da Páscoa poderá ser chuvosa de norte a sul de Portugal continental e Madeira. E nos Açores?

Analisando o mapa que diz respeito à precipitação, a anomalia correspondente ao referido elemento climático é positiva na semana da Páscoa, pelo que podemos esperar quantidades de chuva acima da média, não só de norte a sul de Portugal continental, como também no Arquipélago da Madeira. Ainda de acordo com estes mapas, de um modo geral, choverá até 10 mm acima do que é normal em quase todas as regiões, tanto continentais, como insulares (excluindo os Açores).

chuva Páscoa Portugal
A semana da Páscoa poderá ser mais chuvosa do que o normal em quase todas as regiões portuguesas.

Além disto, merece destaque a observação de anomalias pluviométricas ainda mais pronunciadas na região da Beira Alta (distrito da Guarda) e no litoral entre os distritos de Coimbra e Leiria. Nestas zonas do país poderão acumular-se entre 10 e 30 mm de chuva acima da média climatológica de referência.

Por último, o Arquipélago dos Açores. Nas nove ilhas só se observa uma anomalia digna desse nome: é negativa, pelo que o tempo deverá ser mais seco do que o habitual e diz respeito a três ilhas (Corvo, Flores e Faial). Isto não significa que não irá chover nestas geografias insulares, simplesmente significa que a precipitação provavelmente não será tão frequente como costuma ser.

Será que vai estar frio na Semana Santa 2024 em Portugal?

De acordo com as últimas previsões, contrariando as primeiras tendências - que apontavam para temperaturas acima da média - os mapas sugerem agora o cenário oposto e apostam agora numa semana mais fria do que o normal. Essa anomalia térmica negativa é claramente visível em três quartos da Península Ibérica, cabendo a Portugal continental uma parte significativa dos valores anómalos mais acentuados.

O interior Norte (parte dos distritos de Vila Real e Bragança) e os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco (parcialmente), Santarém e Portalegre são as zonas do país onde se verificam, de momento, as anomalias térmicas negativas mais pronunciadas - isto é - com temperaturas entre 1 e 3 ºC abaixo da média climatológica de referência. No resto da geografia do Continente observa-se a possibilidade de temperaturas até 1 ºC abaixo do normal.

tempo frio Páscoa
A Semana Santa 2024 poderá caracterizar-se por temperaturas inferiores à média climatológica de referência em quase todas as unidades territoriais do nosso país.

Quanto aos Arquipélagos, por um lado temos os Açores, que poderão acompanhar a tendência do Continente em termos térmicos - até 1 ºC mais frio do que o normal (exceto a ilha de Santa Maria onde não se observa uma anomalia estatisticamente significativa).

Por outro lado, temos a Madeira que, no geral, poderá apresentar temperaturas a rondar a média climatológica. As únicas exceções seriam a extremidade ocidental da ilha da Madeira e a totalidade da ilha de Porto Santo, zonas onde poderá estar mais calor do que o habitual.