Previsão do tempo até domingo, 8 de fevereiro: chuva, vento e agitação marítima

Fevereiro arrancou chuvoso e assim deverá permanecer até domingo, dia 8. A chuva, o vento e agitação marítima continuarão a fazer parte do cenário meteorológico português.

Os dias entre 3 e 8 de fevereiro contarão com a persistência de condições meteorológicas adversas em Portugal. O IPMA mantém uma boa parte do território coberta de avisos, devido à agitação marítima, chuva, vento e, em menos casos, neve.

Neste momento, e até à meia noite de amanhã, dia 4, toda a costa continental portuguesa se encontra sob aviso laranja. Dentro dos avisos laranja, existem ainda cinco distritos sob o aviso de neve, até às 21h de hoje, dos quais, Viana do Castelo, Braga, Porto, Guarda e Castelo Branco. Bragança encontra-se sob aviso amarelo de neve também até às 21h de hoje.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Para além destes avisos, vários distritos encontram-se sob aviso amarelo de chuva e vento. Em relação ao vento, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, estarão sob este aviso até às 3h de amanhã, no caso dos dois primeiros distritos, até às 6h em Setúbal e até às 18h nos restantes.

Os distritos de Lisboa, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro encontram-se ainda sob aviso amarelo de precipitação, em vigor desde as 18h de hoje e até às 6h amanhã na maior parte dos casos, à exceção de Beja, que estará em vigor até à meia-noite do dia 5, e Faro, cujo aviso deverá perdurar até às 15h de amanhã.

Chuva, vento e agitação marítima não darão tréguas

Seja nos arquipélagos ou no continente, o mar estará agitado. Os Açores contam com um aviso vermelho para o Grupo Ocidental, devido à agitação marítima, causada pela tempestade Leonardo, nomeada pela Delegação Regional dos Açores, do IPMA. O restante arquipélado contará com aviso laranja, pelo menos até às 9h do dia 5.

Depois de uma acalmia no litoral Norte e Centro na quarta-feira, na quinta-feira o mar tornar-se-á ainda mais agitado.
Depois de uma acalmia no litoral Norte e Centro na quarta-feira, na quinta-feira o mar tornar-se-á ainda mais agitado.

Na Madeira e no continente, também se deverão manter os avisos amarelo e laranja para agitação marítima até ao dia 5. Neste dia, os avisos voltam a ser reforçados, devido à chegada dos efeitos da depressão Leonardo ao continente.

Ainda que entre hoje e quinta-feira a precipitação se mantenha de forma quase ininterrupta em todo o país, com períodos de chuva forte especialmente na região Sul, espera-se que outro fator contribua para o agravamento do estado de tempo na quinta-feira - o vento.

Rajadas de vento poderão chegar perto dos 100 km/h

Ao que tudo indica neste momento, ao longo das horas de quinta-feira, poderá dar-se um aumento da velocidade de rajada. Desta forma, e como podemos observar abaixo, esperam-se valores próximos dos 100 km/h, nas regiões montanhosas do Norte, ainda que ao longo do território, se possam registar valores na ordem dos 60/70 km/h, mesmo em zonas mais baixas. O vento forte poderá persistir até ao final do dia, devendo perder força nas últimas horas.

Na quinta-feira, dia 5, é esperado um aumento da velocidade do vento em praticamente todo o território continental.
Na quinta-feira, dia 5, é esperado um aumento da velocidade do vento em praticamente todo o território continental.

No entanto, na sexta-feira, especialmente no período da tarde, espera-se uma nova intensificação do vento, ainda que menos expressiva, com valores na ordem dos 60 km/h. Contudo, as últimas horas da madrugada de sábado e as primeiras da manhã poderão trazer rajadas de até 100 km/h à região de Lisboa. Ainda assim, espera-se que nas horas seguintes e no dia de domingo, o vento perca intensidade.

Não há fim da chuva à vista

Por muito que a chuva já comece a cansar e a causar estragos, infelizmente, a mesma deverá persistir, como já referimos. Sexta-feira poderá contar com alguns intervalos, especialmente na faixa interior, onde podem haver períodos mais secos. No entanto, é expectável que durante a madrugada de sábado a mesma volte a abranger todo o país, de Sudoeste para Nordeste, trazendo vários períodos de chuva forte às regiões Centro e Sul. Para este dia, espera-se ainda queda de neve considerável no Norte e Centro do país, nos locais mais habituais.

A única "trégua" à vista, poderá acontecer na madrugada de domingo, onde a mesma se deverá concentrar, de forma pouco expressiva, no litoral Norte e Centro. Todavia, é esperado que a partir das últimas horas do dia, a precipitação regresse ao país todo.