Fim de semana traz frio e chuva intermitente

O tempo deste fim de semana em Portugal continental será marcado pela presença de vento moderado de Noroeste, frio generalizado e alguns períodos de chuva moderada. Quando e em que cidades vai chover mais? Confira aqui a previsão!

Alfredo Graça Alfredo Graça 08 Nov. 2019 - 20:41 UTC
Tempo no fim de semana será de chuva intermitente, com alguns aguaceiros no Norte e no Centro. Prepare o guarda-chuva!

Esta semana entramos definitivamente num período marcado pela persistência de valores térmicos tipicamente outonais, evidenciando-se anomalia negativa de temperatura em praticamente todo o território continental, isto é, esteve mais frio do que o normal, tendo em conta os valores de referência para a temperatura.

O frio instalou-se em Portugal continental, acompanhado de chuva fraca a moderada, persistente na maioria dos dias, com impacto geográfico evidente nas regiões do Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral. Em geral, Norte e Centro foram bombardeados por períodos de chuva significativos desde que novembro arrancou. Os aguaceiros também têm surgido intermitentemente.

Para este fim de semana não se prevê uma mudança sinótica significativa. Analisando os mapas do modelo ECMWF, verifica-se a chegada de uma depressão localizada nas Ilhas Britânicas que está a fazer circular massa de ar frio até ao Noroeste da Península Ibérica. Devido às altas pressões do anticiclone dos Açores, o ar frio de cariz polar marítimo e a precipitação não conseguem penetrar de forma intensa as terras lusitanas.

O céu continuará nublado ou parcialmente nublado, com abertas por vezes durante as próximas 48 horas, sendo que apesar disso, teremos chuva a regar os nossos solos. Trata-se de uma boa notícia porque contribui para atenuar a seca meteorológica.

Ventania, chuva e neve?

Além da chuva e do frio, outro importante aspeto meteorológico já se fez sentir: a neve. Desenha-se com grande probabilidade outra nevada na Serra da Estrela e nos pontos mais elevados das serras mais setentrionais do país. A queda de neve deverá ocorrer na cota dos 800/1000 metros.

Para sábado projeta-se céu muito nublado no Norte e Centro e parcialmente nublado no Sul. Os radares antecipam a chegada de períodos de chuva fraca, com possibilidade do aumento da intensidade, podendo-se gerar por vezes aguaceiros de forte intensidade com curta duração, quer na região Norte quer na região Centro. O vento soprará moderado, por vezes forte, de Noroeste com rajadas máximas até 55 km/h. A temperatura subirá ligeiramente. A mínima oscilará entre 2 ºC no distrito da Guarda e 11 ºC nos distritos de Viana do Castelo, Lisboa e Setúbal. A máxima oscilará entre 9 ºC no distrito de Bragança e 19 ºC no distrito de Faro.

Na jornada de domingo prevê-se que tempo seja influenciado pela presença de nuvens baixas que resultarão em céu muito nublado, dando por vezes origem a chuva fraca a partir do início da tarde na metade Norte do país, sendo praticamente residual na metade Sul. Neste dia sentiremos mais frio na maioria das cidades portuguesas. Os termómetros vão registar temperatura máxima de 13 ºC no distrito de Braga, 15 ºC no distrito do Porto e 17 ºC no distrito de Beja. O vento soprará moderado a forte de Noroeste, rodando às vezes para Oeste. Está na hora de resgatar guarda-chuvas, casacos e cachecóis!

Publicidade