Tempo no fim de semana terá sol e muito frio

Tem planos ao ar livre? Aproveite o fim de semana em Portugal continental e Arquipélago da Madeira. Já nas Ilhas dos Açores, o cenário meteorológico será diferente. Contamos-lhe aqui a previsão do tempo para os próximos dias!

Alfredo Graça Alfredo Graça 10 Jan. 2020 - 16:19 UTC
Mulher a exercitar-se com pôr do sol
O tempo este fim de semana será soalheiro. Aproveite para fazer atividades ao ar livre!

O fim de semana está aí à porta. De momento, o modelo ECMWF não revela grandes alterações para os próximos dias em Portugal continental. Desde o início de 2020, só dois dias registaram chuva: sexta-feira, dia 3 e quinta-feira, dia 9. Tudo devido a um fortíssimo bloqueio anticiclónico que impede a chegada de frentes frias e depressões ao nosso país.

Assim, a única chuva que sentimos até agora foram vestígios do centros ciclónicos (baixas pressões) junto às Ilhas Britânicas. Que tempo teremos em Portugal continental e Regiões Autónomas este fim de semana?

O tempo arrefece no fim de semana

A frente fria que descarregou chuva fraca no nosso território já se dissipou totalmente, imperando de novo as altas pressões no estado do tempo em Portugal continental. No fim de semana o cenário não muda. Assim, serão notícia outros aspetos meteorológicos como o frio, potenciado pelas geadas, pelo sincelo e pelo gelo, bem como o sol, que não pára de brilhar, trazendo uma estabilidade meteorológica pacífica no início de 2020.

Os termómetros vão registar até domingo uma acentuada descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, marcando valores negativos em várias localidades do interior das regiões Norte e Centro.

Entre hoje e domingo teremos céu limpo, com algumas nuvens geograficamente mais concentradas no Norte, surgimento de geadas, principalmente nas terras do interior Norte e Centro, formação de gelo nas rodovias, pelo que apelamos ao cuidado extra na condução de todo o tipo de viaturas, sincelo - que surgirá especialmente na região de Trás-os-Montes, e um acentuado arrefecimento noturno com as mínimas a ficarem abaixo dos 0 ºC em várias cidades, vilas e aldeias portuguesas.

O mar também vai estar potencialmente agitado, sendo que o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) já decretou aviso amarelo, vigente até às 18 horas de hoje. Vamos ter ondulação de Sudoeste na costa Sul, com ondas de 1 metro de altura e ondulação de Noroeste na costa Ocidental com ondas entre 4 e 5 metros de altura.

Sol no Continente, chuva nas Ilhas açorianas

No sábado teremos céu (quase) limpo, algumas nuvens, nevoeiro matinal e persistente, geograficamente situado no interior transmontano e no interior Centro. Vento soprará fraco a moderado do quadrante Norte. Além do frio que vamos sentir, a temperatura mínima chegará aos 9 ºC no Algarve, ficando a 0 ºC, ou abaixo de 0 ºC nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda.

Os Açores constituem a exceção à regra este fim de semana, apresentando um tempo ligeiramente chuvoso, com céu com períodos nublados e precipitação fraca em todas as ilhas. A temperatura máxima em Ponta Delgada será de 18 ºC no sábado.

Domingo será o dia mais frio

No domingo, o sol e o frio vão continuar a ser os protagonistas do tempo, sendo de realçar nova descida da temperatura. Teremos céu pouco nublado, com mais nuvens no Norte do país. O vento irá rodar para Leste, soprando fraco a moderado e as temperaturas máximas serão de 12 ºC no distrito do Porto, de 13 ºC nos de Coimbra e Lisboa e de 18 ºC no Funchal.

O padrão meteorológico tem sido seco e frio, e vai continuar assim durante mais alguns dias, sendo que a partir do dia 14 (próxima terça-feira), pelo menos em Portugal continental, isso deverá começar a mudar.

Publicidade