Especialista Joana Campos revela qual será o dia mais chuvoso desta semana em Portugal: "até 75 mm acumulados"

Portugal Continental não deverá ver-se livre da chuva esta semana. Ainda que possamos contar com alguns intervalos, é esperado que a mesma regresse com força na quarta-feira.
A semana arrancou com uma melhoria generalizada do estado de tempo. Para hoje, segunda-feira, dia 3 de novembro, prevê-se um dia tendencialmente seco, não se descartando a possibilidade de chuva fraca a moderada em alguns pontos do Norte e Centro, a partir das últimas horas da tarde.
Para amanhã, terça-feira, esta tendência deverá manter-se, onde se espera um dia geralmente nublado e com possibilidade de chuva fraca em alguns locais da Região Centro, especialmente durante a madrugada e a manhã, e também no noroeste do país, ao final do dia.
Quarta-feira adivinha-se um dia com muita chuva e possibilidade de trovoada
Quarta-feira deverá ser o dia mais chuvoso da semana, onde no arranque da madrugada se espera a chegada de uma frente fria, que poderá resultar na ocorrência de chuva forte, que deverá manter-se ao longo da faixa litoral Norte e Centro até ao início da manhã, resultando numa acumulação de precipitação até 75 mm no noroeste.
Nas horas seguintes, esta deverá cobrir todo o país, com períodos de chuva forte de Norte a Sul, havendo ainda a possibilidade de trovoada para este dia, especialmente no Centro e Sul, durante a madrugada e primeiras horas da manhã.

Nas primeiras horas de quinta-feira, a chuva poderá persistir, especialmente no litoral Norte e Centro, podendo chegar a alguns locais do interior, no entanto, é expectável que a mesma se vá dissipando, à medida que as horas passam, esperando-se um final de dia sem chuva.
Apesar de uma breve trégua na quinta-feira, sexta poderá trazer mais chuva
No entanto, será "sol de pouca dura", visto que na sexta-feira, espera-se a chegada de mais instabilidade, associada a uma nova frente que poderá resultar em chuva fraca a moderada em vários locais de Norte a Sul, logo a partir das primeiras horas da madrugada.
A precipitação associada a esta frente deverá ser mais intensa na faixa litoral, no entanto, poderá abranger boa parte da faixa interior e até mesmo o Alto Alentejo, devendo dissipar-se já no dia de sábado.