Depois de uns dias tórridos, o que esperar das próximas horas?

O passado fim de semana trouxe a força completa do verão, com as temperaturas a subirem substancialmente. Mas será que os próximos dias também serão assim? Fique a par da nossa previsão!

Incêndios.
As temperaturas elevadas são fatores preponderantes para a ocorrência e para o combate aos incêndios florestais.

Tal como tinha sido previsto e, como de resto, se tem verificado, o fim de semana e o início da segunda semana de agosto estão a ser marcados por temperaturas bastante elevadas em todo o território de Portugal Continental. As temperaturas máximas superaram os 40 °C em várias zonas do país e as mínimas também superaram os 20 °C, trazendo consigo as noites tropicais, características do verão no Sul do país, mas não tão comuns no Centro e Norte.

Terça e Quarta – dias de mudança?

A previsão para terça-feira, dia 8 de agosto, aponta para a manutenção do tempo quente em todo o território continental. As regiões do interior serão as mais afetadas, com as temperaturas máximas a chegar aos 40 °C em Beja, Évora e Castelo Branco e aos 39 °C em Portalegre, Santarém e Coimbra. As noites tropicais também continuarão a marcar este início de semana. A exceção será a faixa litoral centro e Bragança, onde as mínimas vão variar entre os 17 °C (Bragança e Viana do Castelo) e os 19 °C (Aveiro e Porto).

(...) a previsão para quarta-feira aponta para uma mudança no padrão dos últimos dias.

Estas condições continuarão a ser as ideais para a ocorrência de incêndios florestais, que nos últimos dias têm marcado o nosso território de Norte a Sul. Certas localidades em concelhos como Odemira, Ourém, Leiria, Proença-a-Nova, Castelo Branco e mais a Norte, Paços de Ferreira e Paredes, são as que mais têm sofrido com os incêndios, que são potenciados pelas temperaturas elevadas e pela baixa humidade do ar e do solo.

Já a previsão para quarta-feira aponta para uma mudança no padrão dos últimos dias. Tanto as temperaturas máximas, como as mínimas vão descer, de forma mais significativa no litoral ocidental. O interior do país vai continuar a contar com temperaturas máximas típicas de verão, que vão variar entre os 34 °C da Guarda, os 35 °C de Vila Real, os 36 °C de Portalegre, os 37 °C de Beja, Évora e Castelo Branco e os 38 °C de Bragança. As mínimas serão superiores a 20 °C, com a exceção de Vila Real (18 °C). No Algarve, ao contrário do resto do país, a temperatura vai subir ligeiramente em relação a terça-feira.

Contudo, a principal diferença notar-se-á na faixa litoral ocidental, onde é expectável alguma nebulosidade ao longo dia. As maiores descidas de temperatura serão a Norte do Cabo da Roca, em cidades como Leiria (28 °C), Aveiro (25 °C), Porto (23 °C) e Viana do Castelo (21 °C). Estas temperaturas máximas representarão descidas de entre 8 ºC a 4 °C.

Previsão.
É expectável que as temperaturas continuem elevadas no interior e amenas no litoral ocidental, segundo o modelo de previsão ECMWF.

Tempo nos Arquipélagos

Nos arquipélagos o estado do tempo não podia ser mais distinto. Para os Açores, a previsão para hoje e para amanhã (quarta-feira) indica que é esperada chuva em todas as ilhas, com a trovoada a surgir no grupo ocidental hoje e no grupo oriental, amanhã. Como é apanágio, as temperaturas máximas e mínimas estão muito próximas e rondam os 26 °C e os 21 °C, respetivamente.

Para a Madeira, as previsões para os próximos dias apontam para temperaturas máximas típicas da altura do ano, que rondam os 25 °C tanto na ilha da Madeira como na ilha de Porto Santo. Já as mínimas vão variar entre os 18 °C (Calheta) e os 23 °C (Vila Baleira e Porto Moniz). É possível que surja alguma nebulosidade, principalmente nos períodos da manhã.