Como vai estar o tempo na segunda quinzena de abril?

A enorme variabilidade meteorológica no quarto mês de 2020 está a fazer jus ao famoso provérbio popular 'abril águas mil'. Abril tem sido chuvoso e instável e já teve direito a trovoada e granizo. Vai continuar assim até ao final do mês?

Guarda-chuva
Tem chovido 'com fartura' nas últimas semanas, mas será que vai continuar assim?

O tempo nas últimas semanas em Portugal tem obedecido criteriosamente à estação do ano em que estamos inseridos, a primavera. Apesar de há algumas semanas atrás o modelo Europeu apontar para um padrão mais seco e ameno que o habitual no nosso país, em especial na terceira e quarta semana de abril, o que seria um cenário potencialmente favorável ao combate à pandemia do novo coronavírus que assola os quatros cantos do mundo na atualidade, a verdade é que entretanto as projeções do ECMWF alteraram-se, provocando um volte-face nas previsões para as semanas de 13 a 19 e de 20 a 26 de abril.

Tal como escrevemos à data, não nos podemos esquecer que estas previsões, fora de um âmbito probabilista e experimental carecem de precisão, a necessária para fazer uma análise regional precisa. Estes prognósticos não devem ser tidos em conta para referências fiáveis na maioria dos casos. Destaque-se que a longo prazo só é possível analisar aspetos gerais da circulação atmosférica do hemisfério Norte e, por isso, os sistemas meteorológicos mais pequenos vão passar despercebidos a estes modelos de carácter sazonal.

A semana arrancou instável, recheada de episódios com aguaceiros moderados, chuva débil e miudinha, trovoada e queda de granizo severa. Tudo devido à convergência do ar frio de uma depressão isolada em altitude oriunda de Norte com o ar húmido subtropical de uma depressão proveniente de Oeste e que passeou pelo arquipélago dos Açores.

Será este um autêntico mês de abril?

Com elevado grau de confiança, perspetiva-se um cenário meteorológico chuvoso, instável e de arrefecimento generalizado do estado do tempo no nosso território continental. A isto associa-se um potencial panorama de desenvolvimento de novos episódios de aguaceiros convectivos, moderados, com risco de trovoadas e queda de granizo.

Este mês de abril deverá assinar com autenticidade um padrão climático que faz jus ao famoso provérbio popular: ‘Abril Águas Mil’. Na semana que já se iniciou serão registados acumulados de precipitação bem superiores ao habitual de norte a sul da nossa geografia continental, com destaque para a as regiões do Minho, Beira Interior, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. Prevêem-se acumulados entre 0 a 30 mm superiores ao normal em vários pontos do território.

Em abril ora chora, ora ri, portanto, além da chuva, também teremos períodos de sol


No entanto, esta enorme variabilidade dos estados do tempo no nosso país não significa que teremos somente chuva e nebulosidade a acompanhar-nos a cada jornada diária. Em abril, ora chora, ora ri e por isso, também o sol fará parte dos nosso dias até ao final deste mês.

De acordo com as ‘cartadas’ meteorológicas lançadas pelo modelo Europeu, este mesmo cenário de pluviosidade deverá também cumprir-se na próxima semana (20 a 26 de abril). De 27 a 30 de abril, esta tendência parece manter-se.

No que concerne às temperaturas, os valores registados, deverão, em princípio, situar-se abaixo da média dos valores de referência. Os modelos numéricos de previsão estimam anomalia térmica negativa, na ordem dos -3 ºC a 0 ºC em largas porções do território. Apesar desta semana estar a ser razoavelmente temperada; as próximas semanas, inclusive a de 27 de abril, terão dias mais frescos que o normal.