Chuva forte e persistente coloca 12 distritos em aviso amarelo

Fim de semana traz chuva abundante de norte a sul do país, acompanhada duma descida generalizada das temperaturas. Podem surgir episódios de neve e trovoada. Contamos-lhe aqui onde e quando choverá mais!

Alfredo Graça Alfredo Graça 18 Out. 2019 - 18:57 UTC
Chuva forte e persistente nas regiões Norte e Centro e mais suave na região Sul neste sábado.

A semana tem sido rica em episódios de precipitação um pouco por todo o país, embora com maior incidência nas localidades do Norte e do Centro. Felizmente, a região Sul será também abraçada pela chuva este fim de semana.

Devido à passagem duma frente fria com injeção de ar polar vindo de Oeste/Noroeste, teremos instabilidade atmosférica generalizada que se traduzirá essencialmente em chuvas fortes e persistentes, vento moderado a forte do quadrante Sul, possibilidade de geração de condições para a ocorrência de trovoada em Coimbra e Vila Real, queda de granizo e neve entre os 1500/1800 metros de altitude. Esta situação meteorológica começará por impactar as áreas do litoral Norte e litoral Centro, progredindo a uma velocidade vertiginosa nas horas seguintes para os restantes distritos portugueses.

Amanhã será um dos dias, senão o dia mais chuvoso do mês de outubro, evidenciando-se também o facto de que o país será regado de norte a sul. A acompanhar a precipitação, sentiremos frio (descida das temperaturas), talvez mais do que os valores assinalados pelos termómetros devido à contribuição do vento forte na sensação térmica. A presença desta potente massa de ar frio fará previsivelmente disparar nevadas de considerável dimensão na cota dos 1500/1800 metros (Serra da Estrela).

Sábado muito chuvoso, com neve e trovoada?

Com base nas mais recentes atualizações do modelo ECMWF, projeta-se um sábado com chuva abundante e persistente nas regiões Norte e Centro e chuva mais suave na região Sul. Os acumulados de precipitação serão importantes para os solos agrícolas, para amenizar os efeitos da seca meteorológica e também para aumentar a quantidade de água armazenada nas reservas hídricas. Minho e Douro Litoral acumularão até 95 l/m2, a Região Centro até 41 l/m2, o Alentejo até 17 l/m2 e o Algarve até 14 l/m2.

Amanhã, 19 de outubro, o céu estará muito nublado no Norte e Centro e parcialmente nublado no Sul, com algumas abertas. Chuva começa esta madrugada e dura até por volta das 19 horas. Estima-se a possibilidade razoável de se gerarem núcleos de trovoada localmente intensos em partes do interior Norte e litoral Centro, bem como a queda de flocos de neve em elevada altitude. O dia será mais fresco também, com uma amplitude térmica diária notória. A noite já fará lembrar o inverno, sobretudo no interior do país onde o efeito da continentalidade se revelará.

Tempo no domingo será menos agitado

No dia 20 ainda deverá chover, mas de forma residual comparando com a jornada prévia. Prevêem-se aguaceiros nas localidades do interior Norte e interior Centro. O céu estará parcialmente nublado de norte a sul do país. Na região Sul já vai haver espaço para abertas. A temperatura máxima será de 16 ºC no distrito do Porto, 14 ºC no de Bragança, 18 ºC no de Coimbra, 18 ºC no de Lisboa, 17 ºC no de Évora e 19 ºC no de Faro.

Publicidade