Chegará o inverno a tempo do Natal? A chuva continua a estar garantida!

Nos dias que antecedem o Natal, o tempo estará relativamente ‘calmo’ meteorologicamente falando em Portugal continental, embora alguns pontos da nossa geografia ainda possam registar alguns aguaceiros. E o frio de inverno? Chegará a tempo do Natal? Consulte a previsão!

tempo; Natal; chuva; Portugal; meteorologia
Natal húmido? As últimas previsões indicam que sim, embora esteja prevista uma distribuição pluviométrica muito desigual pela geografia de Portugal continental.

Nos próximos dois dias, precisamente antes da Véspera do Natal, e Natal, não se prevê mudanças drásticas no estado do tempo. Não há temporais à vista, nem intrusões de ar muito frio de origem polar. Portugal terá, por diante, um período natalício sem o tempo tipicamente invernal e frio que caracterizou outros anos, por esta altura do ano. No entanto, o fim de semana do Natal em si, prevê-se recheado de água no nosso país.

Após uma quarta-feira (21) de solstício de inverno bastante amena, marcada por nebulosidade e períodos de chuva fraca ou aguaceiros, sobretudo a norte do Tejo, e mais acentuados e frequentes na Região Norte, a recente atualização do nosso modelo de maior referência (ECMWF) indica que quinta (22) e sexta-feira (23) serão, no geral do território de Portugal continental, dias ligeiramente mais estáveis meteorologicamente falando. Ainda que, por vezes, interrompidos por períodos de chuva suave ou aguaceiros, pontualmente moderados no Noroeste do país.

Dias que antecedem o Natal: muito amenos e com chuva na metade setentrional do país

Na quinta-feira (22) estão previstos mais períodos de chuva fraca ou aguaceiros suaves, irregularmente repartidos pela metade setentrional da nossa geografia continental, isto é, espacialmente mais propensos a cair a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A sul deste sistema prevê-se céu nublado ou pouco nublado.

Será mais um dia ameno, com uma amplitude térmica diária reduzidíssima devido ao facto de estarmos expostos a massas de ar marítimas de origem tropical. O fluxo soprará tendencialmente de Sul/Sudoeste. De maneira pontual, o vento poderá deixar rajadas mais fortes na fachada atlântica, sobretudo no litoral duriense e minhoto.

Com o passar das horas, a temperatura deverá subir nas camadas médias e baixas da troposfera, apresentando no final do dia valores, a cerca de 1500 metros de altitude (850 hPa), até 8 ºC superiores aos normais! Um fiel retrato disto será o ambiente termicamente agradável esperado de norte a sul de Portugal continental.

Para sexta-feira (23) espera-se um panorama meteorológico semelhante, apesar da previsão de chuva no Minho, que poderá ser localmente forte. Nas restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela prevê-se céu muito nublado e aguaceiros e/ou chuviscos fracos, dispersos e irregulares. Para sul deste acidente geográfico, espera-se céu nublado ou pouco nublado. A temperatura praticamente não registará oscilações no país inteiro.

O tempo na Véspera do Natal e Natal em Portugal

Para o dia da Véspera do Natal, sábado 24 de dezembro, uma frente fria atlântica deixará chuva de norte a sul de Portugal continental, embora se preveja uma distribuição pluviométrica bastante desigual. A precipitação prevê-se tendencialmente mais concentrada e intensa no Noroeste de Portugal, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Quanto mais para leste e para sul do território continental, menor a instabilidade meteorológica deverá ser, prevendo-se apenas alguns aguaceiros ou períodos curta duração de chuva fraca. A sul do Mondego, prevê-se, no geral, períodos nublados ou com aguaceiros fracos. O vento soprará moderado a forte do quadrante Sul, sobretudo no litoral ocidental a norte do Cabo Mondego e nas terras altas do Norte e do Centro, onde as rajadas poderão atingir 70 km/h.

Para o dia de Natal, 25 de dezembro, a chuva ganhará terreno no Norte e Centro de Portugal continental, prevendo-se particularmente abundante, forte e persistente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, com o período de precipitação mais crítico a atingir o pico nas primeiras horas da madrugada e manhã do dia 25. Há risco de cheias e inundações repentinas em áreas historicamente vulneráveis e em zonas que possuam solos saturados pelas chuvadas fortes das últimas semanas.

No que diz respeito ao frio tipicamente invernal, nem vê-lo! A temperatura, tanto mínima como máxima, continuará muito amena, deixando valores invulgarmente elevados para o período natalício, tanto no sábado, dia 24, como no domingo, dia 25 de dezembro.

A chuva também se prevê moderada no dia de Natal (25) nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. Nos restantes prevê-se céu nublado, com períodos de chuva fraca ou aguaceiros irregulares, pontualmente intercalados por abertas.

E nos Açores e na Madeira?

Para os Açores prevê-se um Natal relativamente tranquilo, meteorologicamente falando. Entre sexta-feira (23) e domingo (25) prevê-se céu pouco nublado, abertas e alguns chuviscos, após uma quarta (21) e quinta-feira (22) de tremendas chuvadas e trovoada, distribuídas pelos três Grupos de Ilhas. A temperatura prevê-se um pouco mais baixa do que o normal para o Arquipélago dos Açores no fim de semana do Natal.

Já quanto à Madeira, prevê-se um estado do tempo bastante soalheiro, estável e ameno até dia 23, inclusive. No entanto, para os dias 24 e 25, respetivamente Véspera do Natal e Natal, está previsto céu nublado, por vezes com períodos de chuva fraca e aguaceiros irregulares em vários pontos da geografia do Arquipélago.