Aviso amarelo de neve: IPMA emite aviso para 8 distritos; cota de neve a 800 metros nas próximas horas

O IPMA emitiu aviso amarelo de neve para 8 distritos do Norte e Centro. Há outros avisos em vigor. Confira aqui a previsão!
O ar polar está instalado em Portugal Continental e o IPMA já emitiu uma série de avisos meteorológicos, dos quais 8 são de neve, para 8 distritos. Para além do aviso de neve, 3 desses 8 distritos também contam com aviso amarelo e laranja de agitação marítima.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo de neve entre as 9h e as 21h de hoje.
Para além do aviso de neve, há aviso para agitação marítima
O aviso amarelo de neve, segundo o IPMA, alerta para "queda de neve acima de 800 m, com acumulação até 5 cm. Impactos Prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)."

Como mencionamos acima, destes 8 distritos, Viana do Castelo, Braga e Porto também contam com aviso amarelo e laranja devido à agitação marítima. O aviso laranja está em vigor até às 12h de hoje, passando imediatamente após essa hora para aviso amarelo, que deverá permanecer em vigor até à meia-noite de domingo (18). Os distritos entre Leiria e Faro (inclusive) deverão manter aviso amarelo de agitação marítima até às 3h do dia 18.
Baixas temperaturas e chuva esperadas para as próximas horas
O dia de hoje, sábado, amanheceu cinzento em praticamente toda a geografia continental e com chuva fraca a moderada ao longo da faixa costeira de Norte a Sul. É esperado que, com o passar das horas, especialmente a partir das primeiras horas da tarde, esta chuva comece a estender-se para Este, abrangendo uma boa parte do território nacional.

Esta ocorrência de precipitação, juntamente com os valores de temperatura máxima mais baixos, poderá resultar em queda de neve em vários locais, em cotas acima dos 800 metros de altitude, como mencionado acima e citado no site do IPMA.
Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, estima-se que a precipitação se comece a dissipar de Norte para Sul a partir das 19h, sendo mais persistente na região da Serra da Estrela e no interior do Alentejo, ao final do dia.
Ainda assim, e apesar de não se descartar a possibilidade de chuva fraca e neve no Norte do país na madrugada de domingo, onde as temperaturas mínimas se esperam mais baixas, o dia de domingo poderá contar com um dia praticamente seco (à exceção do Nordeste Transmontano que poderá registar alguma chuva fraca a moderada) e parcialmente soalheiro.