IPMA emite avisos meteorológicos para 16 distritos: próximas horas contarão com chuva, vento forte e agitação marítima

No total, são 16 distritos sob aviso amarelo e laranja, devido às condições de tempo adversas previstas para as próximas horas em Portugal Continental.
O dia de hoje amanheceu cinzento em todo o território continental e com chuva no noroeste, devido à chegada de uma nova frente fria que já levou à emissão de vários avisos amarelos e laranja por parte do IPMA.
É esperado que ao longo das próximas horas a chuva se estenda a praticamente todo o país e que conte com alguns episódios de precipitação forte. Para além da chuva, também o vento ganhará força e o mar tornar-se-á mais agitado.
IPMA emite avisos para 16 distritos do continente e para a Madeira
Em relação à Madeira, ainda que se espere também ocorrência de precipitação, os avisos amarelos foram emitidos face à agitação marítima esperada e estarão em vigor para a Costa Norte e Sul e para Porto Santo, entre as 18h de amanhã, sexta-feira, e as 7h do dia 18, domingo. Este aviso alerta para ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura.
Já para o continente, a diversidade de avisos é maior. Para o dia de hoje, estarão em vigor avisos amarelos também para agitação marítima, a partir das 15h, em todos os distritos do litoral de Norte a Sul. No entanto, também há emissão de aviso laranja devido ao mesmo fator para os distritos do litoral entre Viana do Castelo e Lisboa, em vigor para a madrugada de sexta-feira e novamente a partir das 21h desse dia até às 12h de sábado (17).

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco contam com aviso amarelo de neve, em vigor a partir das 12h para os últimos dois distritos e a partir das 21h para os restantes, até às 18h de amanhã.
Quanto à chuva, todos os distritos do litoral entre Viana do Castelo e Setúbal se encontram sob aviso amarelo, assim como os distritos de Santarém e Vila Real. À exceção de Viana do Castelo, Braga e Porto cujo aviso entrou em vigor às 9h de hoje, nos restantes distritos entra em vigor às 12h e deverá manter-se até às 15h também na maior parte, com exceção de Lisboa, Santarém e Setúbal, cujo aviso se estenderá até às 18h.
Para além destes, ainda temos vários distritos sob aviso amarelo de vento, dos quais, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Este está em vigor desde as 9h da manhã e manter-se-á até às 15h, com alerta de rajadas até 75 km/h no litoral.
Nas próximas horas poderá dar-se um agravamento do estado do tempo
Os nossos mapas indicam que a partir das 12h a chuva deverá intensificar-se, especialmente no noroeste do país. Estes períodos de chuva forte poderão estender-se a vários pontos do litoral Norte e Centro ainda ao início da tarde. No Sul, a chuva mais intensa deverá chegar a partir das 17h.

O vento, que já se encontra forte no litoral Norte, poderá também contar com uma intensificação ao início da tarde, resultando em rajadas até 80 km/h, principalmente no distrito do Porto. Esta intensificação deverá estender-se às zonas montanhosas da região Centro, ainda que a velocidade de rajada não deva ultrapassar os 65 km/h.
Quanto à neve, esta deverá regressar à Serra da Estrela também a partir das 12h, devendo nevar até às 18h, momento em que a chuva se deverá dissipar desta zona.
Sexta-feira contará com a chegada de mais instabilidade atmosférica
Ainda que entre hoje e amanhã se denote uma ligeira melhoria no estado de tempo, ao início da madrugada de amanhã, a chuva regressará ao noroeste e poderá resultar na queda de neve nas cotas mais elevadas da região. Ao início da manhã já se espera uma maior extensão da chuva e ocorrência de neve também na Serra da Estrela e no Nordeste Transmontano.
Ao longo do dia esperam-se períodos de chuva forte em diversos pontos de Norte a Sul, ainda que de forma mais heterogénea, sendo que à medida que as horas passam, possa haver uma dissipação da mesma, não se descartando a possibilidade de aguaceiros no litoral Centro. Quanto ao vento, este deverá manter-se mais moderado, com rajadas máximas de até 45 km/h no litoral algarvio (Barlavento).