StoreWindows10

Aumento de temperatura e sol agradável no fim-de-semana!

Tendo em conta a época do ano, estamos perante um cenário meteorológico que antecipa uns dias mais “quentinhos”. Tudo se deve ao estacionamento, ainda que previsivelmente de pouca duração, do anticiclone dos Açores. Espreite a previsão para saber onde passear este fim-de-semana!

Alfredo Graça Alfredo Graça 06 Dez. 2018 - 11:24 UTC
Prevê-se um fim-de-semana em Portugal Continental e Ilhas, com temperaturas acima do normal para a época e dias bem agradáveis para quem gosta de sol.

Ao longo do dia de hoje, prevê-se abundância de sol a sul, com temperaturas bem agradáveis durante o dia e apresença de nebulosidade e ar mais frio, com tempo mais fresco a norte, onde poderiam existir breves períodos de chuvisco durante manhã no Litoral Norte e Centro.

A partir de sexta-feira, o céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral Norte e Centro e no interior a norte da serra da Estrela. Está prevista a ocorrência de precipitação suave ou chuviscos nos distritos de Viana do Castelo e Braga (Minho), a partir do meio da manhã, podendo estender-se para sul até Coimbra. O vento fraco a moderado soprará do quadrante norte, sendo do quadrante oeste na região Norte, soprando moderado a forte -30 a 40 km/h- nas terras altas das regiões Centro e Sul. Temperatura elevada esperada em Faro tendo em conta a altura do ano (22 ºC).

No fim-de-semana

No sábado o céu estará na generalidade do território continental pouco nublado, com vento fraco a moderado, cerca de 25 km/h do quadrante norte, soprando moderado a forte, entre 30 a 40 km/h nas terras altas das regiões Centro e Sul até meio da manhã.

Deverá ocorrer uma pequena descida da temperatura em relação ao dia de sexta-feira, com a possibilidade de formação de nevoeiro matinal em alguns locais, como nos vales dos principais rios e afluentes (Tejo, Douro, Guadiana, Sado). A formação de geada também não está descartada, em especial no nordeste transmontano, sobretudo em Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, Bragança.

Representação do estado de tempo em Portugal Continental às 12h de sábado, 8 de dezembro de 2018.

No domingo o céu vai estar pouco nublado, devido ao posicionamento do anticiclone dos Açores que têm feito com que haja aprisionamento do ar quente e por conseguinte, estabilização atmosférica impedindo que haja precipitação e provocando a subida das temperaturas, verificando-se isto sobretudo nas Regiões Centro e Sul, na faixa que abrange os distritos de Coimbra até ao Algarve. O vento soprará fraco do quadrante norte, aumentando de intensidade nas terras altas (35 km/h). Nos vales dos principais rios e nos cumes das montanhas poderá verificar-se a formação de nevoeiros matinais. Prevê-te tal como já foi mencionado previamente que a temperatura máxima vá subir ligeiramente, com especial notoriedade em distritos da região Norte como o Porto, Vila Real e Viseu.

Nas Regiões Autónomas

No fim-de-semana estão previstas temperaturas elevadas para a época do ano, quer das mínimas quer das máximas nos territórios insulares. Em Ponta Delgada (Açores) e no Funchal (Madeira) valores de 20 ºC (!), com previsão de céu limpo no sábado na capital açoriana e céu pouco nublado no dia seguinte. Na capital madeirense prevê-se céu pouco nublado no sábado e o espessar da nebulosidade no dia seguinte.

Publicidade