Atenção: este fim de semana terá aguaceiros, granizo e trovoada

Após vários dias de sol, calor e estabilidade, o tempo vai mudar de face com a iminente chegada de uma Gota Fria a Portugal. A partir de amanhã, a instabilidade ganha terreno e intensidade, sobretudo à tarde, com aguaceiros, trovoada e queda de granizo. Há que ter cautela.

supercélula; trovoada; granizo; tempo instável; mau tempo
O tempo instável regressa a Portugal a partir de amanhã. Nos próximos dias, teremos tardes com alguma atividade elétrica.

Uma nova depressão atlântica isolada em níveis altos da atmosfera (Gota Fria) aproxima-se a partir da Madeira e das Canárias e chegará amanhã a Portugal continental. Ao mesmo tempo, o ar frio que esta depressão perderá na sua travessia até ao nosso território, será reforçado com o ar polar contido numa pequena ‘bolsa’ de uma depressão na vertical do oeste de França. Os dois sistemas de baixas pressões fundir-se-ão, possivelmente, neste próximo dia de sexta-feira. Com esta situação em vista, originar-se-ão aguaceiros, provavelmente acompanhados de trovoada, alguns deles localmente fortes e com possível queda de granizo, com o inerente risco para a agricultura.

Esta quinta-feira, feriado do Dia de Portugal, predomina o céu limpo, a estabilidade, e as temperaturas elevadas, em muitos locais perto, ou ligeiramente acima, dos 30 ºC. Exceção feita a certos pontos do litoral que amanheceram com nevoeiro cerrado que durou até final da manhã. Os termómetros aí, não superaram os 25 ºC. Hoje, os termómetros estão a assinalar valores máximos acima do habitual para esta altura do ano. As nortadas continuam a soprar por todo o país, com fraca a moderada intensidade no litoral e com moderada, por vezes forte intensidade nas terras altas.

Amanhã a instabilidade regressa

Amanhã, em muitos municípios do interior Norte e do Centro a instabilidade já irá dar “um ar da sua graça”, esperando-se um aumento temporário da nebulosidade de desenvolvimento vertical. Aí, os cumulonimbus darão origem a aguaceiros, acompanhados de trovoada ao longo da tarde, mais frequentes e intensos nas áreas montanhosas e nas suas imediações. Isto acontecerá em pontos do distrito de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra, não se descartando a sua posterior ocorrência noutros.

O ambiente soalheiro predominará na vertente atlântica e no arquipélago da Madeira. Os Açores registarão alguns chuviscos, sobretudo nos Grupos Central e Oriental. As temperaturas máximas vão sofrer uma pequena descida em grande parte da região Centro e na região Sul. Pelo contrário, em praticamente toda a região Norte, prevê-se uma ligeira subida. As nortadas continuarão dominantes, exceto no interior Norte onde levantará o vento de leste.

Fim de semana com duas faces: sol de manhã, aguaceiros à tarde

No sábado, o panorama será semelhante ao do dia anterior, exceto que agora mais regiões serão alvo do tempo adverso. Ambiente soalheiro ou pouco nublado pela manhã e aguaceiros com trovoada pela tarde, no interior Norte e Centro, desde Minho (Braga), passando por Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real e Bragança), até à Beira Interior (Viseu e Guarda). Desta vez chegará também aos distritos do Porto e de Coimbra, não se descartando a ocorrência de intempéries também no distrito de Santarém e em pontos do Alto Alentejo.

As temperaturas vão subir em toda a faixa costeira ocidental, em sítios como Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa, baixando ligeiramente no Algarve e nalguns pontos do interior do país. O vento não registará mudanças significativas, embora sopre com menor intensidade.

Um domingo parecido com sábado: manhã soalheira ou de céu pouco nublado, e tarde tormentosa, com possível ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes, acompanhados de trovoada e granizo.

Domingo registará poucas mudanças em relação a sábado, o que significa que de novo teremos uma manhã soalheira ou com algumas nuvens, que se traduzirá em céu limpo ou pouco nublado. Prevê-se aguaceiros, pontualmente fortes, acompanhados de trovoada e granizo, basicamente nas mesmas regiões do dia anterior, sempre mais focalizados pelo interior Norte e Centro. Desta vez, também alcançarão os distritos de Castelo Branco, Aveiro e Leiria.

Antecipa-se uma pequena descida da temperatura máxima no Norte e no Centro. Em Beja e Évora os termómetros chegarão aos 31 ºC/ 32 ºC, com os locais mais quentes a evidenciarem-se no vale do Guadiana. Estima-se vento de direções variáveis, exceto nos locais onde houver trovoada. Aí soprarão do quadrante leste e com moderada intensidade.