Gota fria “ao virar da esquina”: que efeitos previstos para Portugal?

Até agora, o tempo mostra-se ‘tranquilo’, maioritariamente soalheiro e com uma boa dose de calor. Porém, é cada vez mais provável o regresso da instabilidade, devido à iminente chegada duma Gota Fria que poderá trazer efeitos adversos a regiões do país.

A semana tem sido estável, soalheira e com temperaturas elevadas. Na faixa costeira ocidental, em particular na metade setentrional, as nortadas amenizam o efeito do calor intenso. Entretanto, ao calor, juntar-se-á uma depressão de níveis altos na atmosfera (ou Gota Fria). Neste momento, as imagens de satélite do ECMWF mostram o seu posicionamento nas redondezas da Madeira e das Canárias. Esta depressão aproximar-se-á da Península Ibérica, onde chegará na sexta-feira. Transporta ar tropical quente e húmido, progredindo com uma ‘bolsa’ de ar frio em altitude.

Quando chegar à nossa latitude, terá perdido muita da sua intensidade, mas outros mecanismos de disparo vão forçar o desenvolvimento dos cumulonimbus: o calor extra da superfície acumulado ao longo dos últimos dias e os relevos da Península que potenciam as nuvens, sempre que as condições sejam favoráveis. As tempestades voltam a ganhar terreno em Portugal continental e poderão ser adversas. Estão previstos aguaceiros, acompanhados de trovoada e possível queda de granizo. Estes hidrometeoros costumam causar inúmeros danos nas culturas agrícolas e avultados prejuízos financeiros.

A depressão isolada em níveis altos (Gota Fria) dará origem a tempo tempestuoso, que volta assim a ganhar terreno em Portugal, podendo gerar efeitos adversos. Prevê-se aguaceiros, possivelmente acompanhados de trovoada e queda de granizo.

O interior Norte e Centro do país será, regra geral, alvo da instabilidade. Tanto na tarde de sexta, como na de sábado, dia em que os termómetros ultrapassarão os 30 ºC em praticamente todo o país. As áreas mais prováveis de receber o tempo adverso serão a parte sul do distrito de Bragança, as localidades situadas entre Viseu e Guarda, Vila Real, e mais tarde, podendo estender-se a outros territórios do país, como Porto e Coimbra. Este panorama do tempo costuma ser uma autêntica lotaria, pelo que não deixe de se atualizar connosco quanto às últimas informações sobre este episódio do tempo severo.