Vida alienígena pode existir nas nuvens de Júpiter

Os cientistas que estudam as atmosferas dos planetas no nosso Sistema Solar descobriram que as condições entre as nuvens de Júpiter são adequadas para a vida alienígena. Como poderia ser a vida aqui?

Jupiter
Jupiter é um planeta envolto por nuvens, com tempestades violentas constantemente a assolar.

Um estudo de investigadores da Universidade Queens de Belfast descobriu que as nuvens na atmosfera de Júpiter podem ter concentrações de água suficientemente altas para poderem suportar vida. O estudo também sugere que a atmosfera de Vénus - uma vez enaltecida como um local possível para encontrar provas de extraterrestres - é inabitável.

A procura de vida noutros planetas tem, até agora, centrado em grande parte na identificação da água na superfície dos planetas. Este estudo, contudo, publicado recentemente na revista Nature Astronomy, propôs-se analisar a concentração de água nas nuvens dos planetas do Sistema Solar. Esta concentração é conhecida como "atividade da água" e é um fator importante na habitabilidade de uma atmosfera.

O lado bom

De acordo com os cálculos dos investigadores, a atividade da água nas nuvens de Vénus está muito abaixo do limite dos organismos conhecidos. De facto, está mais de cem vezes abaixo da concentração de água necessária mesmo para as criaturas mais resistentes da Terra, tornando quase impossível que alguma coisa possa sobreviver.

A atmosfera de Júpiter ainda é um lugar muito agreste para sobreviver, até porque tem a maior tempestade do Sistema Solar.

Embora isto seja um golpe nas teorias anteriores sobre a vida em Vénus, houve resultados mais otimistas quando os investigadores aplicaram a mesma abordagem às nuvens da atmosfera de Júpiter. Descobriram que a atividade da água aqui é muito mais favorável à vida, com concentrações que teoricamente seriam capazes de suportar alguns dos organismos extremos que encontramos aqui na Terra.

Camadas de nuvens na atmosfera de Júpiter, capturadas pelo gerador de imagens da NASA JunoCam © NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

"As nossas pesquisas mostram que as nuvens de ácido sulfúrico em Vénus têm muito pouca água para que exista vida ativa, com base no que sabemos da vida na Terra", disse o Dr. John E. Hallsworth da Escola de Ciências Biológicas da Queen's. "Também descobrimos que as condições da água e da temperatura dentro das nuvens de Júpiter poderiam permitir que a vida do tipo microbiano subsista, assumindo que outros requisitos, tais como nutrientes, estão presentes.

"Esta é uma conclusão oportuna dado que a NASA e a Agência Espacial Europeia acabam de anunciar três missões a Vénus nos próximos anos".

Micróbios alienígenas

Embora os resultados sejam positivos, ainda vai demorar algum tempo até que se possa determinar com certeza se a vida realmente existe nas nuvens de Júpiter. A atmosfera do planeta ainda é um lugar muito agreste para sobreviver, até porque tem a maior tempestade do Sistema Solar - a Grande Mancha Vermelha.

Se alguma vez for descoberta vida nas nuvens de Júpiter, é provável que ela tome a forma de organismos microbianos semelhantes aos extremófilos que temos aqui na Terra. Estas criaturas - como os tardígrados - prosperam nos ambientes mais extremos e fornecem-nos a nossa melhor compreensão de como pode ser a vida extraterrestre.