Mudança drástica: provável episódio de calor extremo no fim de semana

A semana inicia amena e com chuviscos numa boa parte do país. Mas, apesar do aumento suave e efémero das temperaturas nos próximos dias, nada se compara com o calor previsto para sábado e domingo. Se se confirmar, algumas localidades poderão chegar aos 43 ºC!

calor extremo; hidratação; temperaturas altas; verão
Se as previsões se confirmarem, o calor abrasador atingirá praticamente todo o país nesta semana. Nestas ocasiões, lembre-se, é necessário andarmos sempre muito hidratados.

O primeiro fim de semana de julho foi caracterizado pelo predomínio de um ambiente bastante variável. Na madrugada de sábado choveu no Norte do país, sendo que o resto da jornada esteve sob o domínio de céu limpo ou pouco nublado. Já no domingo, o panorama esteve maioritariamente nublado nas regiões Norte e Centro, tendo apenas chovido nas últimas horas do dia. Na região Sul, esteve mais soalheiro.

Esta semana, a toada mantém-se numa fase inicial, mas os modelos antecipam mudanças drásticas do tempo para o final da semana. O que vai acontecer?

Primeira metade da semana será fresca, ‘cinzenta’ e com chuviscos

A semana arrancou húmida nas regiões do Minho, Douro Litoral e, de forma dispersa e intermitente, em mais pontos das regiões Norte e Centro, resultado da intrusão de uma frente atlântica pouco ativa que durará mais um par de dias no litoral Norte, mas cuja influência será cada vez menor, dissipando-se progressivamente até desaparecer na quarta-feira. O regime de ventos marítimos de Norte e Noroeste continua com bastante vigor no nosso país, aliás como já é típico do verão, impedindo a escalada das temperaturas para valores mais intensos. Isso é ainda mais notório no Litoral Norte. As rajadas de vento serão frequentes e variarão em geral entre os 30 e os 50 km/h.

Amanhã, as temperaturas máximas registarão uma pequena descida, e além disso a nebulosidade continuará a pairar durante uma boa parte da jornada em praticamente toda a geografia lusa, à exceção de pontos do Alentejo e do Algarve, onde estará céu limpo ou pouco nublado. Os termómetros não passarão dos 19 ºC em Braga e no Porto, em Lisboa baixarão para os 23 ºC, e nas capitais distritais do Sul, os valores máximos rondarão os 26/27 ºC. Além disso, os chuviscos voltarão à carga na primeira metade do dia de terça-feira no Norte e no Centro.

Na quarta-feira, registar-se-á um pequeno aumento das temperaturas, que ainda assim continuarão suaves, dando continuidade a um tempo estival algo atípico, consideravelmente mais fresco do que o normal para esta altura do ano. A primeira metade da semana culminará com ambiente ameno e em geral nublado, com abertas mais frequentes a surgirem na quarta. Na quinta-feira, aliás, registar-se-á de novo uma ligeira subida térmica, com um panorama de tempo maioritariamente soalheiro no país inteiro. A partir desse dia, auguram-se mudanças, tendo em conta as projeções mais recentes do ECMWF.

Provável episódio de calor abrasador a partir de sexta-feira: termómetros nos 40 ºC!

De acordo com as últimas atualizações do nosso modelo de confiança, o ECMWF, a partir de sexta-feira as temperaturas vão disparar numa grande parte do país. À data de hoje, as únicas localidades que irão escapar a este episódio de calor intenso com início na próxima sexta-feira, são Viana do Castelo, Porto e Aveiro.

No resto do país, o calor abrasador vai impor-se de forma categórica, dando início ao primeiro episódio de temperaturas excessivas em 2021 no território nacional. Alguns fatores explicam este provável episódio de calor: uma massa de ar quente oriunda do Norte de África acompanhadas de poeiras do deserto do Sahara, estimulará a subida drástica das temperaturas que farão disparar os termómetros para valores muito elevados. Além disso, o anticiclone começará a exercer um efeito maior que abarcará a nossa latitude.

Por exemplo, já nesse dia, os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro registarão temperaturas máximas superiores aos 35 ºC e em algumas localidades, sobretudo no Vale do Guadiana, muito próximas aos 40 ºC.

Durante o fim de semana, tudo indica que esta tendência irá manter-se. Até no litoral Norte o tempo vai inevitavelmente aquecer fruto da insistência das condições meteorológicas vigentes. Sábado e domingo serão dias muito quentes. As temperaturas máximas vão ficar excessivamente elevadas, sobretudo da Beira Baixa para Sul, sempre acima dos 35 ºC e nalguns casos, atingindo os 40 ºC. Em localidades como Alcoutim e Mértola, inclusive, os termómetros vão chegar aos 43 ºC!