Vê "moscas a voar" nos seus olhos: o que são? Como é que se livra delas?

Parece que está a ver objetos estranhos a flutuar no seu campo de visão? Não se preocupe, provavelmente são "moscas voadoras". Mas o que são elas exatamente e como pode livrar-se delas? Encontre as respostas a estas perguntas no nosso artigo.

Moscas e objetos flutuantes: como se livrar deles?
"Moscas" e objetos flutuantes: como se livrar deles?

Por vezes, objetos estranhos parecem surgir no nosso campo de visão, como entidades efémeras que são difíceis de captar.

Estes objetos estranhos são vulgarmente conhecidos como "moscas voadoras" ou "corpos flutuantes" e são bem conhecidos de muitos. Mas como é que podem ser explicados? Porque é que estas "moscas voadoras" aparecem à nossa vista? As respostas a estas perguntas.

É grave, Doutor?

As "moscas voadoras", ou miodesopsias, aparecem como manchas, filamentos ou pontos negros, aparentemente suspensos no ar, no nosso campo de visão. Podem também ser acompanhadas por pontos de luz, flashes ou faíscas, o que pode significar uma perturbação visual mais grave.

Geralmente, estas partículas flutuantes não constituem um problema e resultam da condensação no corpo vítreo, o material gelatinoso no interior do olho. No entanto, o seu aparecimento súbito ou o seu aumento significativo de volume podem exigir uma consulta médica com o seu especialista.

O que é a miodesopsia?

A miodesopsia é o termo médico que designa a perceção destes corpos flutuantes. Pode ser causada por uma variedade de fatores fisiológicos ou patológicos, como o envelhecimento natural do olho, traumatismos, doenças do nervo ótico ou perturbações da vascularização da retina.

A miopia e certas condições como a anemia ou a tensão arterial baixa podem também contribuir para o seu aparecimento.

Como pode ser explicado este fenómeno das "moscas voadoras"?

As causas mais comuns dos corpos flutuantes incluem a desidratação do vítreo, o envelhecimento do olho e o descolamento do vítreo posterior. Estes fenómenos são geralmente naturais e resultam da agregação de fibras de colagénio no interior do vítreo.

Para um diagnóstico preciso, deve consultar o seu oftalmologista, especialmente se os corpos flutuantes forem acompanhados de sintomas como flashes de luz. Estes flashes de luz podem indicar uma emergência médica, como um descolamento da retina.

Que tratamentos estão disponíveis?

Para a maioria das pessoas, as moscas voadoras são um pequeno incómodo e conseguem viver com elas.

Nos casos em que se tornam incómodas, existem duas opções principais de tratamento: a vitreólise por laser YAG e a vitrectomia.

A vitreólise é uma intervenção para casos muito específicos, enquanto a vitrectomia é uma cirurgia mais invasiva. Trata-se de substituir o vítreo por uma solução salina. No entanto, estes tratamentos são geralmente reservados para casos graves devido aos riscos associados.

As "moscas voadoras" são um fenómeno comum. Na grande maioria dos casos, as moscas voadoras são inofensivas. Embora sejam muitas vezes vistas como um pequeno incómodo, podem por vezes ser sinal de problemas de saúde ocular mais graves.

Em caso de dúvida, consulte o seu médico de família, que o poderá encaminhar para um oftalmologista, se necessário.