Um enorme remoinho de neve de 20 metros surpreende os esquiadores em Hakuba, nos Alpes japoneses: eis as imagens

Um invulgar remoinho de neve, captado em vídeo, surpreendeu os esquiadores no vale de Hakuba, no Japão. Um fenómeno apelativo, semelhante a um pequeno tornado de baixa intensidade, mas que se alimenta de neve acabada de cair.
Os entusiastas dos desportos de inverno que passavam o dia em Hakuba Valley, uma das zonas de esqui mais emblemáticas do Japão, tiveram uma experiência inesperada quando um remoinho de neve apareceu subitamente perto das pistas.
O fenómeno - captado num vídeo que rapidamente se tornou viral - faz lembrar um diabo ou remoinho de poeira (em inglês, dust devil) daqueles que se formam nas zonas desérticas, mas, neste caso, com a neve como protagonista.
Diferenças em relação aos remoinhos clássicos
O Vale de Hakuba, na parte central da ilha de Honshū, na região de Chūbuen (Prefeitura de Nagano), é mundialmente conhecido como parte dos Alpes Japoneses, com estâncias de esqui de renome como Happo-One.

As pessoas que testemunharam o remoinho estavam a desfrutar das condições habituais de inverno na região quando, de repente, um vórtice vertical de neve se formou à sua frente. Trata-se de um tipo de fenómeno visualmente impressionante que é gerado por causas meteorológicas específicas.
Dust devils form when hot air near the surface rises quickly through cooler air above forming an updraft, as it rises it stretches vertically and narrows, intensifying any spinning present due to conservation of angular momentum.pic.twitter.com/AyaNdqF3Gh
— Wonder of Science (@wonderofscience) April 23, 2022
Ao contrário de um remoinho clássico - que se forma quando o ar quente no solo começa a rodar em colunas ao encontrar ar mais frio nas camadas superiores - neste caso, a presença de neve solta no solo combinada com a instabilidade nas camadas baixas da atmosfera criou as condições ideais para a formação de uma coluna de neve em miniatura.
Os remoinhos também diferem das tempestades de neve e vento generalizadas, pelo facto de serem localizados e de curta duração.
Nenhum incidente significativo
Embora não tenham sido registados danos ou feridos, os esquiadores que testemunharam o remoinho ficaram surpreendidos e alguns pararam momentaneamente a descida para registar o fenómeno.

Os meteorologistas salientam que este tipo de remoinhos de neve não estão normalmente associados a tempestades violentas como os tornados tradicionais, mas formam-se localmente quando existe a combinação certa de superfície fria, neve solta e correntes ascendentes de ar mais quente.
Um acontecimento inesperado que, neste caso, acrescenta um capítulo meteorológico fascinante à longa lista de experiências únicas que podem ser vividas nas montanhas japonesas, famosas pela “powder snow” japonesa, muito apreciada por esquiadores e praticantes de snowboard de todo o mundo.