Vampirismo bacteriano: descoberto que o sangue humano atrai alguns patógenos mortais

Foi descoberto que algumas bactérias são atraídas pelo sangue humano, pois contém nutrientes que podem ser usados como alimento por elas. Isto traz luz sobre as infeções na corrente sanguínea e os possíveis tratamentos.

bactérias, sangue humano
Micrografia eletrónica de baixa temperatura de um grupo de bactérias Escherichia coli, ampliada 10.000 vezes. Cada bactéria tem formato oval e está entre as bactérias que são atraídas pelo sangue humano. Imagem: USDA/EUA.

Algumas das bactérias mais mortais do mundo procuram e alimentam-se de sangue humano, um fenómeno recém-descoberto que os investigadores chamam de “vampirismo bacteriano”. Uma equipa liderada por investigadores da Universidade Estadual de Washington (WSU) descobriu que as bactérias são atraídas pela parte líquida do sangue, ou soro, que contém nutrientes que elas podem usar como alimento.

Algumas das bactérias que mais comumente causam infeções na corrente sanguínea detetam uma substância química no sangue humano e "nadam" até ela.

De acordo com o que foi revelado pelo site EurekAlert!, um dos produtos químicos que parecia atrair especialmente as bactérias era a serina, um aminoácido presente no sangue humano que também é um ingrediente comum em bebidas proteicas. Os resultados desta investigação foram publicados na revista eLife a 16 de abril. Arden Baylink, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da WSU e um dos autores da investigação, disse: “As bactérias que infetam a corrente sanguínea podem ser letais".

Baylink e a principal autora do estudo, Siena Glenn, estudante de Doutoramento da WSU, descobriram que pelo menos três tipos de bactérias, Salmonella enterica, Escherichia coli e Citrobacter koseri, são atraídos pelo soro humano. Estas bactérias são uma das principais causas de morte de pessoas que sofrem de doenças inflamatórias intestinais (DII), cerca de 1% da população. Estes pacientes geralmente apresentam sangramento intestinal que pode ser a porta de entrada de bactérias na corrente sanguínea.

Atração química

Como destaque do estudo, os investigadores determinaram que a Salmonella possui um recetor de proteína especial chamado Tsr, que permite à bactéria detetar o soro e 'nadar' em direção a ele. Utilizando uma técnica chamada cristalografia de proteínas, eles conseguiram ver os átomos da proteína que interagem com a serina. Os cientistas acreditam que a serina é uma das substâncias químicas do sangue que as bactérias detetam e consomem.

youtube video id=WvegNqzfytw

"Ao aprender como estas bactérias são capazes de detetar fontes de sangue, no futuro poderemos desenvolver novos medicamentos que bloqueiem esta capacidade. Estes medicamentos podem melhorar a vida e a saúde das pessoas com DII que apresentam alto risco de infeções da corrente sanguínea", disse Glenn ao site EurekAlert!.

Também participaram na investigação cientistas da Universidade de Oregon, e ela foi financiada pela WSU e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID). Glenn indicou que “esta substância química que está no nosso sangue e que usamos como alimento também é algo que essas bactérias patogénicas reconhecem como alimento”. Daí o termo “vampirismo bacteriano”, que explica este processo de alimentação de algumas bactérias atraídas pelo sangue humano.

Patógenos prioritários

As bactérias analisadas pelos investigadores chamam-se patógenos Enterobacteriaceae multirresistentes e a Organização Mundial da Saúde (OMS) rotulou-os de "patógenos prioritários". Estes patógenos pertencem a um grupo de 12 famílias bacterianas consideradas a ameaça mais importante à saúde humana devido à sua resistência aos antibióticos, declarou a OMS.

Bactérias, sangue humano, letais
Modelo de vampirismo bacteriano: o soro contém altas concentrações de serina e outros quimioatraentes, que são reconhecidos pelos quimiorreceptores, incluindo o Tsr, para conduzir os táxis de Enterobacteriaceae para o soro.

Enterobacteriaceae também podem ser “patógenos oportunistas que causam diferentes tipos de infeções, como infeções do trato urinário, pielonefrite, sépsis, pneumonia e meningite”, segundo a Health Canada. Baylink explicou ao Global News que as pessoas com doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, são especialmente vulneráveis a estas bactérias, que normalmente residem no intestino.

Para o trabalho, os investigadores usaram um microscópio de alta potência e simularam uma hemorragia intestinal injetando quantidades microscópicas de soro humano e observando como as bactérias navegavam em direção à fonte. "As bactérias são organismos microscópicos que não têm olhos nem ouvidos. Mas têm algo análogo ao olfato. O sentido do olfato que as bactérias possuem é um comportamento chamado quimiotaxia. Uma das principais funções da quimiotaxia é a procura por alimento", explica Baylink.

Glenn, S. J. et al. Bacterial vampirism mediated through taxis to serum. eLife, 2024.