O aquecimento global pode fazer-nos encolher?

Os seres humanos podem mudar o seu tamanho corporal devido ao aquecimento global! Devido ao aumento global da temperatura, o corpo humano vai adaptar-se e, portanto, encolher.

Retração do tamanho do corpo devido ao clima
A diminuição do tamanho do corpo humano não será percetível durante milhares de anos.

Devido a uma dieta mais rica em proteínas e calorias do que na década de 1950, os gráficos de crescimento têm aumentado constantemente, exigindo mesmo a atualização dos gráficos de saúde. Mas esta curva é suscetível de estagnar nos próximos anos ou mesmo de cair.

De facto, o paleontólogo Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo na Escócia, acredita que a crise climática terá um impacto no nosso tamanho corporal e nos fará encolher. Numerosos estudos já demonstraram que os pequenos mamíferos adaptam-se mais facilmente ao aumento da temperatura, conhecido como a regra de Bergmann.

Referindo-se ao biólogo alemão do século XIX, Carl Bergmann, a regra de Bergmann afirma que as espécies que vivem em regiões frias têm uma massa corporal mais elevada. E os mamíferos que vivem em climas mais quentes são de menor tamanho do que os seus primos em regiões mais frias. Existem, contudo, exceções, como o elefante africano, que vive num clima muito quente.

Pensa-se que a ligação entre a temperatura e o tamanho do corpo se deve à termorregulação. "As razões para isto não são totalmente compreendidas, mas é provável, em parte, que os animais mais pequenos tenham uma maior superfície em relação ao seu volume do que os animais maiores e sejam, portanto, mais capazes de dissipar o excesso de calor", explica o Professor Steve Brusatte.

Há 55 milhões de anos, o tamanho dos primeiros cavalos diminuiu à medida que as temperaturas aumentavam. Ao comparar a evolução humana com a dos primeiros equídeos, o investigador escocês sugere que é "plausível" que os humanos estejam a encolher para se adaptarem ao aquecimento global.

Por outro lado, o tamanho dos apêndices aumenta com a temperatura. Ou seja, nas aves, os seus bicos e as suas asas tornam-se mais compridos com o calor. Nos mamíferos como os elefantes, são as orelhas que crescem. Isto permite-lhes evacuar o seu calor interno.

Isto significa que o calor é suscetível de aumentar o tamanho dos nossos apêndices (nariz, orelhas...)? Não. É provável que os seres humanos apenas encolham. Mas, fique descansado, a diminuição do tamanho do corpo humano associada ao aquecimento global não será visível durante milhares de anos.