Biliões de cigarras zombies estão prestes a invadir os Estados Unidos

A última invasão da cigarra zombie, chamada Brood X, foi em 2004. Após passar 17 anos debaixo da terra, todos os estados do leste dos Estados Unidos preparam-se para uma iminente invasão desta espécie de cigarra, que é específica destas regiões. Explicação deste fenómeno natural.

Cigarra Zombie
A cigarra zombie, também conhecida como Brood X, emerge do solo, aos biliões, a cada 17 anos, um fenómeno excecional segundo os cientistas.

Este é um fenómeno excecional que ocorre a cada 17 anos, uma vez que as chamadas cigarras zombies passam quase duas décadas debaixo da terra antes de emergir para reproduzir e morrer. Esta espécie endémica dos Estados Unidos está prestes a emergir do solo em breve. Entre impaciência e inquietação, os americanos preparam-se para esta iminente invasão. Mas quem é este invasor? É perigoso para os humanos?

Magicicada septendecim:

É o nome científico desta cigarra de 3 a 4 cm. Anuncia geralmente o início do verão e a chegada do bom tempo. E uma vez desenterrados, estes insetos vivem entre 4 a 6 semanas. Este invasor é também conhecido como "Brood X" - que pode ser traduzida como "espécie X" - ou cigarra zombie porque passa 17 anos, ou toda a sua vida, enterrado sob a forma de ninfa, onde se alimenta de raízes e seiva de árvores antes de chegar à idade adulta e emergir do solo para reproduzir e morrer.

Para atrair a fêmea, o macho produz um ruído ensurdecedor, mesmo muito alto, até 100 decibéis como um martelo pneumático. São completamente inofensivas para os humanos, mas podem ser prejudiciais para as árvores quando se alimentam devido ao seu grande número, pois pode haver até 500.000 cigarras por hectare. Por conseguinte, são perigosas para as árvores jovens, pois as fêmeas depositam os seus ovos em ramos muito finos.

Para quando está prevista a invasão?

A última eclosão das magicicadas septendecim foi em 2004, perto da capital Washington DC. Mas uma grande invasão também ocorreu em 2016 nas regiões mais a sul do país, como no Louisiana, onde o inseto tem um ciclo de vida mais curto de 13 anos. Mas nas regiões do norte, com um ciclo de 17 anos, os cientistas da Universidade Virginia Tech estimam que estão prontos para o seu grande regresso este ano.

É difícil prever a data exata desta eclosão porque a temperatura exterior deve ser de cerca de 17°C após uma noite húmida para que todos eles possam emergir ao mesmo tempo. Condições meteorológicas que devem chegar dentro de algumas semanas. É nesta atmosfera, misturada entre a impaciência dos mais curiosos e a preocupação dos mais reticentes, que os habitantes do leste dos Estados Unidos se preparam para esta invasão maciça de biliões de cigarras zombies.

No Twitter, os conselhos fluem: "Compre viseiras, arranje raquetes mata-moscas, não conduza com as janelas abertas". Os cientistas falam de uma oportunidade de testemunhar este fenómeno excecional, mas nem todos partilham esta opinião... Teremos de esperar até 2038 para testemunhar a eclosão da descendência da próxima invasão de cigarras!