Lua com aparência da Estrela da Morte de Star Wars em Saturno pode ter um oceano subterrâneo

A lua Mimas, conhecida pela sua semelhança com a Estrela da Morte de Star Wars, constitui-se como um possível refúgio de água subterrânea, o que desafia os conceitos sobre o sistema solar.

Há evidências científicas publicadas na Nature que relatam a possibilidade da existência de um oceano subterrâneo na lua de Mimas, em Saturno.

Mimas, uma pequena lua em Saturno, conhecida pela sua semelhança com a Estrela da Morte de Star Wars devido à enorme cratera na sua superfície, revelou-se como um meio potencialmente habitável. Uma equipa de astrónomos liderada por franceses analisou dados da sonda Cassini-Huygens da NASA e encontrou algumas evidências convincentes sobre a possibilidade de existir um oceano subterrâneo.

Terraços subterrâneos: O oceano oculto de Mimas numa Lua de Saturno

Com apenas 400 quilómetros de diâmetro, Mimas é uma lua marcada por crateras, sem os sinais típicos de atividade subsuperficial presentes noutras luas geladas como a Encélado de Saturno e a Europa de Júpiter. No entanto, as observações efetuadas pela sonda Cassini revelaram mudanças subtis na órbita e na rotação de Mimas, contribuindo para a afirmação sobre a presença de um oceano submerso entre 20 e 30 quilómetros abaixo de crosta congelada.

Os cientistas, responsáveis pelas evidências científicas publicadas na revista Nature, estão surpreendidos com a possibilidade de Mimas abrigar a água líquida no seu interior.

Valery Lainey, coautora do estudo do Observatório de Paris, descreveu Mimas como “o lugar mais improvável para procurar um oceano”, destacando-se esta evidência como uma inspiração para a procura de mundos potencialmente habitáveis.

Estima-se que o oceano ocupe metade do volume de Mimas, embora represente apenas uma pequena fração dos oceanos, dada a dimensão reduzida da lua. No entanto, a sua existência levanta questões sobre a possibilidade de vida.

Nick Cooper, coautor do estudo da Universidade Queen Mary de Londres, descreve o oceano como algo “incrivelmente jovem”, situando-se entre 5 e 15 milhões de anos, um período considerado jovem demais para deixar marcas significativas na superfície lunar.

O que há por descobrir em Mimas e os enigmas sobre a possibilidade de vida no Universo

A temperatura do oceano subterrâneo de Mimas estima-se que ronde o ponto de congelação, embora haja indícios que apontem para que possa ser consideravelmente mais quente nas profundezas. Os resultados desta investigação lançam as bases para a compreensão sobre potenciais luas geladas no sistema solar, mas também abre novas perspetivas na procura de vida extraterrestre.

youtube video id=MQa_IVPZscY

A existência deste oceano jovem e aparentemente habitável coloca Mimas como um dos principais candidatos para investigações futuras sobre a origem da vida no universo. Espera-se que novas investigações astronómicas decorram nos próximos anos.

A lua, descoberta em 1789 pelo astrónomo inglês William Herschel e batizada com o nome de um gigante da mitologia grega, continua a surpreender e inspirar aqueles que olham para o céu em busca de respostas sobre a nossa origem e o nosso lugar no universo. Afinal, nas palavras de Carl Sagan, "somos todos poeira das estrelas", e em lugares como o de Mimas, podemos encontrar os segredos da nossa própria existência.

Lainey, V. (2024). A recently formed ocean inside Saturn's moon Mimas, Nature. DOI: 10.1038/s41586-023-06975-9. www.nature.com/articles/s41586-023-06975-9