Foi descoberta uma cadeia de vulcões submarinos numa zona remota da Antártida

Graças às investigações geológicas e geofísicas efetuadas a bordo do navio quebra-gelo italiano "Laura Bassi", pelo Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental, foi descoberta uma cadeia de vulcões submarinos nos mares remotos da norte da Terra de Vitória, na Antártida.

Foi descoberta uma cadeia de vulcões submarinos na Antártida.

Uma cadeia de vulcões submarinos foi descoberta nos mares remotos do norte da Terra de Vitória, na Antártida, graças a investigações geológicas e geofísicas realizadas a bordo do navio quebra-gelo italiano "Laura Bassi", pelo Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental - OGS. A investigação foi realizada no âmbito do projeto internacional BOOST, financiado pelo Programa Nacional de Investigação Antárctica (PNRA) e coordenado pela Universidade de Génova.

A cadeia de vulcões está localizada a cerca de 70° de latitude sul e a cerca de 60 km da remota Costa Pennell, numa zona onde as correntes circum-antárcticas do Oceano Antártico se encontram com as águas do Mar de Ross.

Tem um comprimento de cerca de 50 km e uma largura máxima de 15 km e os seus picos, embora se elevem a mais de 1500 m acima do fundo oceânico circundante, permanecem escondidos sob o mar. O ponto mais alto do complexo vulcânico encontra-se a cerca de 600 m de profundidade.

As primeiras pistas desta descoberta surgiram durante a 38ª expedição italiana, realizada em fevereiro de 2023, e foram depois confirmadas durante a 39ª campanha em que participou o navio Laura Bassi, que terminou no início de março de 2024, no âmbito do Programa Nacional de Investigação na Antártida (PNRA).

A cadeia de vulcões tem um comprimento de cerca de 50 km e uma largura máxima de 15 km e os seus picos, embora se elevem a mais de 1500 m acima do fundo oceânico circundante, permanecem escondidos sob o mar. O ponto mais alto do complexo vulcânico encontra-se a cerca de 600 m de profundidade.

A zona estudada pelo projeto representa uma área-chave para a compreensão da interação entre os processos geológicos ligados aos movimentos das placas litosféricas e a evolução das camadas de gelo da Antártida. De acordo com as primeiras análises, o vulcanismo parece ser geologicamente recente, mas a sua origem e idade ainda não foram determinadas com exatidão.

A cadeia de vulcões submarinos foi descoberta graças a investigações geológicas e geofísicas efectuadas a bordo do navio quebra-gelo italiano "Laura Bassi", pelo Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental - OGS.

As campanhas de investigação na Antártida são financiadas pelo Ministério da Universidade e da Investigação (MUR) no âmbito do Programa Nacional de Investigação Antárctica (PNRA), gerido pelo Conselho Nacional de Investigação (Cnr) para a coordenação científica, pela ENEA para o planeamento e a organização logística das atividades nas bases antárticas e pelo OGS para a gestão técnica e científica do quebra-gelos Laura Bassi.

O navio de investigação italiano Laura Bassi

O navio de investigação italiano Laura Bassi concluiu a sua missão de investigação há algumas semanas. A missão levou-o a navegar na Antártida durante dois meses para apoiar atividades de investigação sobre a dinâmica física e biogeoquímica de áreas específicas do continente.

Partiu do porto de Nápoles no passado dia 25 de novembro e aterrou em Lyttelton no final de dezembro para embarcar o pessoal que efetuou a missão de pesquisa. O navio partiu então a 6 de janeiro para o Mar de Ross.

Com o regresso ao porto de Lyttelton, na Nova Zelândia, terminou a 39ª expedição científica à Antártida financiada pelo Ministério da Universidade e da Investigação (MUR) no âmbito do Programa Nacional de Investigação Antártica (PNRA).

O N/R Laura Bassi é atualmente o único quebra-gelos italiano para a investigação oceanográfica capaz de operar em mares polares, tanto na Antártida como no Ártico.

quebra-gelos Laura Bassi
O quebra-gelos Laura Bassi. Fonte: https://www.pnra.aq/it/nave-laura-bassi.

Foi adquirido pelo Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental - OGS em 2019, graças ao financiamento do então Ministério da Universidade e Investigação - MUR, e funciona para apoiar toda a comunidade científica.

O navio tem uma tonelagem de 4028 toneladas, 80 metros de comprimento e 17 metros de largura. A estrutura particularmente robusta do casco permite-lhe operar em mares cobertos de gelo sem receio de danos estruturais.

O principal objetivo do navio Laura Bassi é fornecer apoio científico e logístico às missões polares italianas e, ao mesmo tempo, permitir a investigação oceanográfica e geofísica por parte dos investigadores da Instituição e da comunidade científica nacional e europeia a nível global e, em particular, polar.