Descarbonização na aviação: conversão de resíduos sólidos urbanos em combustível sustentado para a aviação
O setor da aviação global deverá crescer significativamente nas próximas décadas, levando a um aumento correspondente nas suas emissões de carbono, o que tem levado a aviação a enfrentar uma pressão significativa, cada vez maior, para reduzir drasticamente a sua pegada de carbono.

Embora melhorias na eficiência e mudanças operacionais possam ajudar, elas são insuficientes para atender às ambiciosas metas de descarbonização estabelecidas por organismos internacionais.
Conversão de resíduos sólidos urbanos em combustível sustentável para a aviação
Como se sabe, o combustível tradicional para aviões, derivado de fontes fósseis, liberta quantidades substanciais de gases de efeito estufa durante a combustão, o que tem levado ao estabelecimento de metas por parte de organizações internacionais.
Ainda que aviões elétricos e movidos a hidrogénio estejam no horizonte para rotas mais curtas, a solução imediata e mais promissora para voos de longo curso reside firmemente nos Combustíveis Sustentáveis para a Aviação (SAF).
A indústria da aviação e os decisores políticos defendem que os Combustíveis Sustentáveis para a Aviação (SAF), combustível alternativo para aviões que reduz as emissões de carbono, como um dos principais pilares para tornar a indústria da aviação sustentável.
Esta conversão é possível graças a uma tecnologia engenhosa, denominada pirólise, que transforma tudo, desde resíduos agrícolas a resíduos sólidos urbanos e plásticos, em combustível de aviação de alta qualidade.

Um estudo recente publicado no Nature Sustainability avalia os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) como matéria-prima para a produção de Combustível Sustentável para a Aviação (SAF), por meio de dados de gaseificação em escala industrial e um método de síntese Fischer-Tropsch.
Considera-se que os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são a parte orgânica e não reciclável dos resíduos domésticos. À medida que estes resíduos continuam a crescer e o descarte sustentável continua a ser um desafio, a utilização dos RSU nos SAF só beneficia o ambiente.
Também foi demonstrado que a incorporação de hidrogénio verde aumenta ainda mais a mitigação, permitindo uma redução de mais de 170 kg de CO2 por tonelada de RSU processado.
Na Europa, a capacidade estimada de 5,4 Mt/ano de SAF deste estudo excede a exigência de mistura da União Europeia e está em conformidade com a restrição a matérias-primas não alimentares e não destinadas à alimentação animal.
Porque o SAF ainda não é utilizado universalmente?
O preço do SAF é atualmente uma grande barreira para a sua adoção generalizada.
O SAF é significativamente mais caro do que o combustível convencional para aviões, custando frequentemente duas a cinco vezes mais. Este custo elevado deve-se principalmente à escala de produção limitada, ao custo das matérias-primas sustentáveis e à natureza intensiva em capital das tecnologias de produção.
No entanto, à medida que a produção aumenta, as novas tecnologias tornam-se mais eficientes e os incentivos governamentais para a produção e utilização do SAF são implementados, espera-se que os preços diminuam.

A análise económica indica que a utilização de SAF para cumprir as metas do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA) pode levar a economias substanciais, especialmente quando existem subsídios disponíveis.
Esses testes inovadores mostraram não apenas um desempenho comparável ao combustível tradicional para aviões, mas também reduções significativas nas emissões de partículas de fuligem e na formação de cristais de gelo nos rastos de condensação, reforçando ainda mais os benefícios ambientais do SAF.
A indústria está a trabalhar ativamente para obter a certificação para proporções de mistura mais elevadas, abrindo caminho para um futuro em que os aviões voem rotineiramente com SAF não misturado.
Referência da notícia
Jingran Zhang et al., “Powering air travel with jet fuel derived from municipal solid waste”, Nature Sustainability, published: 03 November 2025.