A mais bela voz que pode ser ouvida na natureza, é dessa ave que estamos a falar

O canto desta ave é composto por estrofes com tons simples e tons duplos que se alinham densamente entre si. Durante a sua vida, pode conhecer até 260 tipos diferentes de versos que, combinados, constituem um repertório de “canções” que duram geralmente entre 2 e 4 segundos.

Rouxinol
O rouxinol, de nome científico Luscinia megarhynchos, representa a mais bela voz que se pode ouvir na natureza. A sua voz foi outrora considerada um analgésico natural.

O rouxinol, nome científico Luscinia megarhynchos, representa a mais bela voz que se pode ouvir na natureza. A sua voz foi outrora considerada um analgésico natural, hoje recorda-nos a beleza da natureza que nunca nos abandona, mesmo nos momentos mais difíceis. Não é por acaso que na língua italiana o termo “rouxinol” é utilizado para indicar uma pessoa que tem capacidades especiais para cantar. Além disso, as capacidades vocais desta pequena mas simpática ave estão inscritas no Livro de Recordes do Guinness.

O incrível canto do rouxinol

O canto do rouxinol é composto por estrofes com tons simples e tons duplos que se alinham densamente entre si. Ao longo da sua vida, um rouxinol pode aprender até 260 tipos diferentes de versos que, combinados, constituem um repertório de “canções” que duram geralmente de 2 a 4 segundos.

Em suma, estes passeriformes são cantores natos. As variações dos cantos dos rouxinóis de diferentes zonas permitem reconhecer diferentes “dialectos” regionais, fornecendo informações muito úteis aos ornitólogos e etólogos.

A área de distribuição e o habitat preferido

Os rouxinóis são aves migratórias e são comuns na Ásia, na Europa e no Norte de África. Os rouxinóis da Europa Central, mas também os presentes em Itália, passam o inverno em África. No território italiano, está presente em quase todo o lado, desde os Alpes até às florestas das montanhas da Sardenha e da Sicília.

Canto de ave.
No entanto, no final da primavera, os rouxinóis podem ser ouvidos muito bem mesmo durante o dia. Tanto de manhã como à tarde e à noite.

Estas aves preferem geralmente os bosques ou os matagais, onde existem clareiras, mesmo grandes, com muitos arbustos, um clássico do matagal mediterrânico. Preferem frequentar solos húmidos, pois nidificam geralmente junto ao solo. O fundo é composto por folhagem, coberta de musgo e de espinhos. A fêmea do rouxinol constrói ela própria o ninho.

Onde pode ouvir o canto do rouxinol?

O melhor ambiente para ouvir o canto do rouxinol é a orla de uma floresta. Isto aplica-se a todas as regiões do nosso território nacional, de Norte a Sul. É preciso dizer que a primavera é a melhor altura para o ouvir. De facto, precisamente neste período do ano, durante a fase de acasalamento, o rouxinol macho canta sobretudo durante as horas noturnas, do anoitecer ao amanhecer. De facto, o canto serve para delimitar o território e para atrair a parceira.

Rouxinol, canto.
De facto, precisamente neste período do ano, durante a fase de acasalamento, o rouxinol macho canta especialmente durante as horas nocturnas, do crepúsculo ao amanhecer. De facto, o canto serve para delimitar o território e para atrair a parceira.

No entanto, no final da primavera, os rouxinóis podem ser ouvidos muito bem mesmo durante o dia. Tanto de manhã como à tarde e à noite.

Ave admirada por muitos poetas

O melodioso canto noturno do rouxinol encantou muitos poetas e expoentes do mundo da literatura. Esta ave, ao longo dos séculos, tornou-se o símbolo dos amantes e, consequentemente, o animal preferido dos poetas mais românticos (como Francesco Petrarca que, no seu Canzoniere, dedica vários versos ao rouxinol). Até mesmo o famoso William Shakespeare, no seu drama mais famoso “Romeu e Julieta”, transforma o rouxinol num doce pedido de desculpas entre os dois amantes, forçados a separar-se.