
Como será o inverno? Que consequências para a crise do gás e para a guerra?
Nunca antes o tempo foi tão crucial para a resiliência da economia do velho continente, já enfraquecida pela pandemia e pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
“Técnico de meteorologia”, com a norma da WMO, certificato Dekra. Em 2011, Daniele Ingemi começou a estudar meteorologia, seguindo um curso de especialização em meteorologia sinóptica e previsão a médio e curto prazo, estudando modelos concetuais para a área euro-mediterrânica, na Aeronáutica Militar. Desde 2010, começa a colaborar com muitos jornais, rádios e televisões locais, como meteorologista e divulgador. Desde 2013 que trabalha como meteorologista para o jornal online Tempostretto.
Desde 2015 que desempenha a atividade de consultor meteorologista privado, elaborando previsões de âmbito local para pequenos municípios na Sicília e para empresas privadas envolvidas na produção de energia, transportes e atividades agrícolas, que necessitam de previsões detalhadas e precisas para pequenas áreas territoriais.
Desde 2016 que está inscrito no Colégio de Jornalistas da Sicília, como jornalista-publicitário. Entre 2016 e 2018 colaborou, como meteorologista e analista, para um jornal húngaro e para uma revista científica russa, escrevendo artigos sobre sinóptica e o estudo de fenómenos meteorológicos extremos como aluviões, tempestades de vento, ondas de calor e secas.
Em abril de 2019 recebeu a certificação Dekra como “técnico de meteorologia“ com a norma WMO. Registou-se logo a seguir na AMPRO, a Associação de Meteorologistas Profissionais, onde ocupa o cargo de “técnico em meteorologia“.
Ocupa-se principalmente de meteorologia dinâmica, sinóptica e do estudo dos fenómenos meteorológicos extremos, bem como das previsões meteorológicas marinhas para o baixo Tirreno, Canal da Sicília e o Jónio.
Nunca antes o tempo foi tão crucial para a resiliência da economia do velho continente, já enfraquecida pela pandemia e pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo um novo estudo internacional, o devastador tsunami desencadeado pela explosão extremamente violenta do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai atingiu uma altura de mais de 90 metros nas proximidades imediatas.
Os mares à volta de Itália estão demasiado quentes, razão pela qual os chamados "peixes extraterrestres" dos mares tropicais estão a colonizar mais espaço no Mar Mediterrâneo.
Uma série de grandes e devastadores incêndios esteve nos últimos dias a devastar a Rússia meridional e o sul da Sibéria. Em Krasnoyarsk já arderam mais de 400 casas.
O espetacular vídeo de um avião a aterrar enquanto "corta" o imponente nevoeiro: isto é o que acontece!
O que são sprites vermelhos? São fenómenos elétricos especiais, ainda pouco conhecidos e pouco estudados, gerados acima de trovoadas particularmente intensas. Conheça aqui algumas informações!
Uma série de grandes tornados atingiu a China Oriental, causando danos maciços em algumas cidades, feridos e baixas. Aqui ficam alguns vídeos.
O Etna regressou ontem à noite para dar espetáculo com uma nova e intensa erupção claramente visível de grande parte do leste da Sicília.
Desde domingo à noite, o Etna voltou a exibir-se para um novo espetáculo intenso. A erupção, bem visível também nas províncias próximas ao Etna, foi produzida por duas fissuras abertas no flanco sul da cratera sudeste.
Um maremoto nada mais é do que uma onda ou um comboio de ondas que, gerado numa determinada área, se propaga de forma concêntrica em mar aberto.