Alerta para uma grande superlua: neste mês de novembro veremos a maior superlua de 2025!
O mês de novembro de 2025 será marcado pela maior Superlua do ano e por três chuvas de estrelas cadentes. A Meteored propõe-lhe este guia para que não perca estes incríveis espetáculos celestes.

Observar o céu noturno é uma experiência mágica que nos liga ao universo. Este mês, pode admirar as chuvas de meteoros das Taurídeas e das Leónidas, visíveis em noites claras, longe das luzes da cidade. Estas estrelas cadentes iluminam a escuridão como fogo de artifício natural.
Para tirar o máximo partido delas, procure um local escuro para se sentar numa manta ou numa cadeira reclinável e deixe os seus olhos ajustarem-se durante cerca de vinte minutos. Leve consigo binóculos para observar planetas como Júpiter ou Saturno, e uma aplicação de astronomia para identificar as constelações.
NOTA: As horas são dadas de acordo com a hora oficial portuguesa (Continente e Madeira), que no horário de inverno é igual à do Tempo Universal Coordenado (UTC), a principal referência horária utilizada em todo o mundo para acertar relógios e medir o tempo.
Vistas notáveis do céu noturno em novembro de 2025
Para o ajudar a planear as suas escapadelas astronómicas, a Meteored elaborou este guia que o ajudará a identificar as estrelas e as constelações, a descobrir os planetas, a aprender alguns dos seus segredos e a desfrutar de alguns eventos astronómicos fascinantes... Só lhe resta relaxar e maravilhar-se!
4-5 de novembro: pico da chuva de meteoros Táuridas do Sul
Esta chuva de meteoros, uma das duas da corrente das Táuridas, oferece entre 5 e 10 meteoros por hora e pode ser vista de todo o planeta. Este evento é ideal para aqueles que desejam aprender a captar imagens de chuvas de meteoros.

Infelizmente, o pico em novembro de 2025 coincidirá com a Lua cheia, o que não será a altura ideal para o observar. Por isso, é aconselhável adiar a observação por alguns dias, até que a luminosidade lunar seja menos intrusiva.
Este evento provém do cometa 2P/Encke, a fonte destas duas chuvas de meteoros, uma vez que o seu cometa “irmão”, as Táuridas do Norte, está ativo de 20 de outubro a 10 de dezembro, atingindo o seu pico a 12 de novembro.
5 de novembro: Lua Cheia, a maior Superlua de 2025
Esta Superlua terá lugar a 5 de novembro, às 13:19 (hora portuguesa), quando o nosso satélite natural estiver na constelação de Áries.

Embora a Lua cheia tecnicamente só dure um instante - quando está exatamente oposta ao Sol em relação à Terra - aparece totalmente iluminada um dia antes e um dia depois desse momento.
10 de novembro: a Lua perto de Júpiter
No dia 10 de novembro, a Lua, iluminada a 70%, estará mais próxima de Júpiter no céu entre as 7:56 e as 09:09 (hora portuguesa). Observe-os a olho nu ou com binóculos na constelação dos Gémeos.
11-12 de novembro: pico da chuva de meteoros Táuridas do Norte
A irmã das Táuridas do Sul, a chuva de meteoros Táuridas do Norte, faz parte da grande corrente de meteoros Táuridas. É muito mais fraca do que a sua irmã, produzindo até 5 meteoros por hora no seu pico, mas é famosa por produzir muitos bólides muito brilhantes.
17-18 de novembro: pico da chuva de meteoros Leónidas
As Leónidas são mais conhecidas por produzirem impressionantes tempestades de meteoros: em 1966, por exemplo, observadores nos Estados Unidos relataram ter visto entre 40 e 50 meteoros por segundo. Na maior parte do tempo, porém, produzem cerca de 10 meteoros por hora.

Em geral, produzem entre 10 e 15 meteoros por hora e são visíveis de todo o mundo. Em 2025, as Leónidas atingirão o seu pico três dias antes da Lua nova, pelo que a luz lunar causará uma interferência mínima, com menos de 10% de iluminação. A melhor altura para os observar será ao amanhecer.
Calendário lunar
Lua Cheia: terá lugar no dia 5 de novembro às 13:19 (hora portuguesa). O nosso satélite natural estará na constelação de Áries.
Quarto Minguante: em 12 de novembro às 05:28 (hora portuguesa).
Lua Nova: Ocorre a 20 de novembro às 06:47 (hora portuguesa). Esta é a melhor altura para observar as estrelas, uma vez que a luz da Lua não interfere com a sua visão.
Quarto Crescente: 28 de novembro às 06:59 (hora portuguesa).