Foi detetada pela primeira vez uma peça fundamental para entender o funcionamento do nosso planeta. Alguns cientistas descrevem-na como um “agente do caos”. De que se trata?
Mauricio Saldivar
Meteorologista / jornalista científico - 99 artigosMeteorologista e jornalista científico, tem uma licenciatura em Ambiente e é Doutorando em Geografia. Concluiu especializações e pós-graduações em Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes, Cidades Resilientes, Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Alerta Precoce e Gestão de Bacias Hidrográficas na Argentina, Chile, Uruguai, Panamá, Espanha, Estados Unidos e Itália.
Trabalhou durante 20 anos no Serviço Meteorológico Nacional da Argentina e no Canal Trece em Buenos Aires, onde conduziu o seu próprio programa de meteorologia e foi co-apresentador de um programa agropecuário; também trabalhou no Canal Rural, nos canais de notícias TN e La Nación +, e atualmente lidera uma revista semanal na Chacra TV. Também trabalhou na rádio e na imprensa escrita, e é autor de dois livros.
É consultor e conferencista internacional sobre Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes e Gestão do Risco; investigador e professor de pós-graduação na Universidade del Salvador (USAL) e na Universidade do Centro de Estudos Macroeconómicos da Argentina (UCEMA), bem como na Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no Brasil. Designado especialista argentino no ISO/TC 292 Security and resilience, e membro do grupo de especialistas em Resiliência Urbana do Escritório Regional para as Américas do Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNDRR).
É diretor de Hidrometeorologia no Município de La Plata e do Sistema de Alerta Precoce para o Governo da Cidade de Buenos Aires.
Artigos de Mauricio Saldivar
Todos pensamos no Big Bang como uma explosão que ocorre num único ponto de origem. Mas esta não é a forma correta de pensar sobre essa teoria. Vejamos aqui o porquê.
O asteroide assassino mais famoso que alguma vez atingiu a Terra deixou pistas químicas na cratera de impacto que podem ajudar a descobrir as origens da rocha espacial.
Uma nova investigação mostra que a ocupação do solo rural em torno de uma cidade tem potencial para reduzir o efeito de "ilha de calor urbano" e arrefecer o centro da cidade.
O tamanho dos glaciares andinos na Colômbia, Peru e Bolívia encolheu para um tamanho nunca visto desde o surgimento da civilização humana.
Esta semana foram registados os três dias mais quentes desde que há registo. Sem esquecer que os últimos 13 meses foram os mais quentes da história recente da Terra. É urgente agir sobre este perigo.
A poluição do ar perde apenas para a hipertensão como fator de risco de morte. É-lhe atribuída uma em cada oito mortes em todo o mundo. Veja os detalhes aqui.
Extraímos água subterrânea a um ritmo mais rápido do que ela é recarregada naturalmente. Esta prática é insustentável, e é por isso que a ciência tenta entender como as camadas subterrâneas são recuperadas.
A água impulsiona o ciclo de vida que domina a Terra, permitindo a existência de diversas formas de vida. Um novo estudo revelou que ela surgiu 500 milhões de anos antes do que se imaginava.
Quando ocorre um terramoto, geralmente procuramos a sua origem no subsolo. Mas os cientistas do MIT sugerem que também devemos olhar para o céu… ou verificar a previsão do tempo!
Não só o sorriso de La Gioconda é um enigma nesta pintura, como também a paisagem de fundo de um dos retratos mais emblemáticos da história. Agora, a geologia deu uma resposta sobre onde seria esta paisagem.
Imagine encontrar uma caverna aparentemente inofensiva no meio da selva, mas que se tentar entrar nela morre instantaneamente. Descubra mais detalhes aqui.
2023 foi um ano recorde para a produção de energia limpa. Ainda há tempo para atingir o ambicioso objetivo de zero emissões até 2050.
Muitas vezes, ao procurarmos soluções para determinados problemas, focamos em determinados aspetos sem avaliá-los de uma perspetiva holística. Os carros elétricos são um exemplo disso.
Uma forma de ação climática em que todos saem a ganhar: nós bebemos a cerveja, as vacas comem os resíduos da produção de cerveja e, em conjunto, mitigamos as alterações climáticas.
Embora saibamos que o velho ditado sobre a queda de raios no mesmo lugar é falso, um novo estudo traz-nos pistas sobre como nos protegermos de “raios recorrentes”.
Os habitantes do sul da China viveram vários dias com uma humidade relativa próxima dos 100%, com consequências invulgares para as suas casas.
Um homem alemão de 62 anos tomou mais de 200 doses de COVID e o seu sistema imunitário está a funcionar normalmente. Suspeitava-se que estivesse a traficar certificados de vacinação.
Utilizando Big Data, foram analisadas 40.000 horas de áudio de mais de mil crianças com menos de 4 anos de idade em seis continentes para descobrir porque é que umas falam antes das outras.
O eROSITA é um telescópio espacial de raios X que revelou alguns dos processos mais violentos e inexplicáveis no espaço, expandindo o nosso conhecimento sobre o universo até ao inimaginável.