Vídeo: o vulcão Kilauea, no Havai, expele fontes de lava com mais de 100 metros de altura

A erupção atraiu a atenção de cientistas e turistas nas últimas horas, mas não foram registados riscos significativos para as zonas habitadas próximas. Descubra o que foi registado no vulcão Kilauea.

Estas imagens, que se tornaram virais nos últimos dias, vêm do maravilhoso Havai (Estados Unidos). Ali, o vulcão Kilauea fez das suas na terça-feira, 2 de setembro.

No vídeo
As imagens revelam a força da lava que sai do vulcão, como se fosse uma onda vertical de fogo. É impressionante ver a natureza em ação, ainda mais quando se trata de erupções vulcânicas.

Este é o 32º episódio desde dezembro de 2024 no vulcão Kilauea. Como o magma se deslocou pelo mesmo caminho até à superfície da Terra, os cientistas pensam que todos eles fazem parte de uma única erupção.

Lava do vulcão Kilauea atinge 100 metros de altura
O vulcão Kilauea está situado 320 km a sul de Honolulu (Havai).

Para já, este episódio não constitui uma ameaça para casas ou edifícios, uma vez que a lava permanece no topo (no interior da cratera). Os turistas têm assistido à erupção in situ, estando disponíveis transmissões em direto através do Serviço Geológico dos EUA.

O vulcão situa-se na maior ilha do arquipélago, a cerca de 320 quilómetros a sul da cidade de Honolulu. Ali, a fissura está a receber magma do interior da Terra a um ritmo de 3,8 metros cúbicos por segundo, segundo os especialistas locais. Estes mesmos cientistas não sabem quando é que a erupção vai terminar, nem conseguem prever a sua evolução num futuro próximo.

Não é a primeira vez que o vulcão Kilauea apresenta este padrão eruptivo

Desde dezembro de 2024, tem havido relatos de disparos de lava até 300 metros acima do vulcão Kilauea. Este fenómeno está associado ao facto de o magma viajar através de condutas estreitas, semelhantes a tubos, e tornar-se mais poderoso à medida que viaja.

Esta é a quarta vez em 200 anos que o vulcão Kilauea expele repetidamente lava para o ar.

Em 1983, o vulcão Kilauea seguiu o mesmo padrão que agora, com 44 episódios de fontes de lava que duraram 3 anos. A primeira e a segunda ocorrências foram registadas em 1959 e 1969.

Lava do vulcão Kilauea sobe mais de 100 metros
Para os cientistas, é difícil saber se a erupção vai mudar de ritmo ou a data aproximada do seu fim. Fonte da imagem: USGS.

Embora as fontes de lava possam parecer sinónimo de perigo e destruição, a verdade é que este elemento, quando solidificado na superfície da terra, é a pedra angular de tudo o que ocorre naturalmente no Havai.

No entanto, as autoridades alertam para o facto de os turistas e os habitantes locais deverem percorrer os trilhos designados para evitar acidentes.