Vídeo do supertufão Ragasa: imagens angustiantes de veículos arrastados por um enorme deslizamento de terras em Taiwan

Um enorme deslizamento de terras transformou um rio numa torrente de lama que arrastou carros, destruiu casas e pontes e isolou comunidades. A emergência continua e as equipas de salvamento lutam contra o relógio para recuperar os desaparecidos.
Numa questão de segundos, aconteceu o impensável: um gigantesco deslizamento de terras caiu do alto das montanhas próximas, varrendo tudo no seu caminho e transformando o tranquilo rio Liwu, na cidade-condado de Hualien, em Taiwan, numa fera imparável.
As fortes chuvas torrenciais causadas pelo supertufão 'Ragasa', o mais poderoso deste ano e que já causou a morte de pelo menos três pessoas no seu percurso pelas Filipinas, provocaram a fratura do solo e a queda de grandes blocos de terra e rocha das encostas.
Seguiu-se uma torrente de lama, troncos e detritos que se precipitou sobre o rio que transbordou, provocando enormes inundações.
Medo pelos desaparecidos
As equipas de salvamento já foram enviadas para o terreno e lançaram uma busca desesperada pelas pessoas desaparecidas que foram arrastadas pelas grandes cheias.
As primeiras informações indicam também que cerca de uma centena de pessoas estão presas nas aldeias ao longo do rio, com zonas completamente isoladas.
Esta situação faz temer os idosos, as crianças e os doentes, que não têm atualmente acesso a ajuda médica e a alimentos. O Ministério da Defesa de Taiwan enviou 5.282 efetivos e uma centena de veículos para prestar assistência de “primeiro nível” na sequência da catástrofe.
Queda da ponte de Matai'an
As barragens existentes, que inicialmente funcionavam como barragens de controlo, acabaram por ceder sob a pressão, até que o rio Matai'an e o lago Matai'an transbordaram as suas margens.
Inundaciones masivas tras el desbordamiento del lago Mataian Creek, arrastrando un puente en el municipio de Guangfu, Hualien, Taiwánpic.twitter.com/tQG7GYjEWj
— Alertageo (@alertarojanot) September 23, 2025
A ponte sobre o lago desmoronou-se - o que foi confirmado por imagens aéreas - e, embora as pontes a jusante permaneçam, por enquanto, intactas, receia-se que possam também ser destruídas pela força da água. As autoridades de Taiwan estão, portanto, a vigiar de perto estas importantes infrarestruturas de comunicação.
O pior tufão de 2025
Segundo a Administração Meteorológica Central de Taiwan, o super tufão “Ragasa” produziu ventos sustentados de 185 quilómetros por hora, embora tenham sido registadas rajadas de até 230 km/h.
#Internacionales
— El Clarín (@SVElClarin) September 23, 2025
El desbordamiento del lago de una presa ha entrado en la zona urbana del municipio de Guangfu, en el centro de Hualien, Taiwán. pic.twitter.com/kOngHHyYIu
Após a sua passagem pelas Filipinas, onde causou devastação, as autoridades de Taiwan garantiram que cerca de 300 pessoas seriam evacuadas do condado oriental de Hualien, um número que poderia aumentar consoante a sua evolução. No entanto, as medidas preventivas não foram suficientes e a região vê-se agora confrontada com uma busca urgente de pessoas desaparecidas.