Vídeo chocante: um raio mata duas pessoas numa praia mexicana

Uma mulher e um homem morreram na sequência da queda de um raio. Isto ocorreu na praia turística de Aquila, no estado de Michoacán. Imagens e informações.

Duas pessoas perderam a vida numa praia do estado de Michoacán, no México, depois de terem sido atingidas por um raio no meio de uma tempestade. O incidente foi captado num vídeo que rapidamente se tornou viral nas últimas horas nas redes sociais.

De acordo com os relatos, a tragédia ocorreu na praia de Aquila, um conhecido destino turístico no estado de Michoacán. Durante uma frente de tempestade, um grupo de pessoas caminhava ao longo da costa, perto do mar, quando um raio as atingiu inesperadamente.

A descarga elétrica atingiu diretamente a cabeça de uma mulher, causando-lhe morte instantânea.

A poucos centímetros dela, um homem sofreu queimaduras graves e foi levado de urgência para um hospital local. No entanto, devido aos ferimentos causados pelo choque elétrico, morreu pouco tempo depois. Os meios de comunicação social locais do México noticiaram que uma terceira pessoa, que se encontrava a poucos metros da falecida, terá sofrido sequelas da queda do raio.

praia turística de Aquila em Michoacán raio
Foi na praia turística de Aquila em Michoacán que ocorreu a tragédia.

As identidades das vítimas ainda não são conhecidas, mas soube-se que o homem era um vendedor de redes que tinha viajado da cidade mexicana de Colima.

Raios: um fenómeno naturalmente impactante

Os raios são grandes descarga elétricas geradas por uma diferença de potencial entre a nuvem e a superfície, normalmente.

Os elementos à superfície (neste caso, as pessoas na praia) podem ficar carregados positivamente durante uma trovoada, causando um desequilíbrio de cargas que se manifesta, por exemplo, no facto de podermos sentir os cabelos em pé ou de se produzirem faíscas quando batemos com os dedos.

Este é um sinal importante que indica uma elevada probabilidade de queda iminente de um raio na zona.

Em caso de estar perante tal situação, o conselho mais importante é procurar abrigo imediatamente, seja dentro de casa ou de um carro. Se tal for impossível, é de importância vital que se afaste de objetos altos, como árvores, e que se agache com as mãos na nuca, adotando uma posição fetal para reduzir ao máximo a área de contacto com o solo.

Alguns números surpreendentes de raios no mundo

Estima-se que ocorram 44.000 tempestades na Terra todos os dias, que geram cerca de 8.600.000 raios. Uma fração destes raios atinge áreas povoadas ou habitadas, resultando em cerca de 24.000 mortes por ano.

O raio desloca-se a uma velocidade média de 440 km/s, (podendo atingir velocidades de até 1400 km/s). O seu comprimento médio é de cerca de 5 km e a sua largura é de apenas 1 cm. Existem registos de queda de raios inclusive a mais de 20 quilómetros de distância do local da tempestade.