Um grande "diabo da poeira" surpreende os habitantes de Sungai Penang, Malásia: veja as imagens impressionantes

Na passada quinta-feira, 12 de fevereiro, um grande ‘diabo da poeira’ foi filmado em Sungai Penang, Malásia. O fenómeno foi registado pelos moradores da zona, que captaram o momento em que o remoinho avançou entre as casas.
Ontem, 12 de fevereiro, um remoinho de vento com dezenas de metros, surpreendeu os habitantes de Sungai Penang, um bairro residencial situado no centro de George Town, no estado malaio de Penang (Malásia Ocidental - costa noroeste da Malásia Peninsular).
Nas imagens é possível perceber que, à medida que ia rodopiando, a coluna de ar com movimentos verticais ascendentes, convergentes e rotativos, conhecida como ‘diabo da poeira’ (ou dust devil, do inglês), causava simultaneamente admiração e receio entre os malaios ali presentes.
Embora visualmente o ‘diabo da poeira’ apresente algumas semelhanças com um tornado, distingue-se deste, pois o tornado forma-se durante o desenvolvimento de uma nuvem de tempestade, enquanto o 'diabo da poeira' forma-se a partir do forte aquecimento da superfície e do ar imediatamente acima.
Em que condições se forma um dust devil e o seu aspeto, duração e intensidade
Um remoinho ou 'diabo da poeira' é um fenómeno meteorológico observado tipicamente em dias quentes, com vento fraco e sobre um solo seco e desprovido de vegetação (comuns em desertos). A estrutura destes fenómenos pode variar de pequena, com meio metro de largura a alguns metros de altura, a grande, superior a 10 metros de largura e mais de 1000 metros de altura, possuindo uma duração curta - geralmente alguns minutos.
Normalmente são inofensivos, mas em momentos mais raros, podem tornar-se suficientemente grandes para trazer algum perigo às pessoas e infraestruturas (remoção de telhas). Praticantes de desportos aéreos devem ter cautela com este tipo de formação, dado que existem riscos para a segurança do voo.

A intensidade de um ‘diabo da poeira’ é variável. A maioria dos vórtices são de pequena dimensão e fracos, com vento máximo em torno dos 70 km/h e possuem uma duração inferior a 1 minuto. Contudo, se as condições forem favoráveis à intensificação (ar quente a alimentar o remoinho), podem atingir diâmetros até 90 metros e ventos superiores a 100 km/h, durando cerca de 20 minutos.
Há outras condições nas quais um 'diabo da poeira' se pode formar: quando o solo e o ar logo acima são sobreaquecidos pelo fogo durante uma queimada ou incêndio.