Tempo para os próximos dias em Portugal: final de abril com sabor a inverno, com chuva, neve e trovoadas nestas regiões

Os próximos dias em Portugal Continental serão marcados por uma brusca mudança no estado do tempo. O sol e o tempo quente darão lugar a nuvens, com chuva, frio, trovoadas, granizo e um ingrediente especial, a neve. Eis a previsão!

A reta final do mês de abril trará uma interessante e, de certo modo, surpreendente variabilidade nas condições meteorológicas ao território continental. Depois de dias de calor que fizeram pensar que estaríamos em pré-verão, ainda que pautados por aguaceiros localizados, trovoada e episódios de granizo, eis que teremos mudanças significativas.

Como a Meteored Portugal antecipara, o cenário anticiclónico será afastado e dará lugar a uma depressão, que deverá estar bem cavada já durante o fim de semana. Este cenário não é anormal, ainda que surpreenda pelas condições invernais que aportará. Assim, podemos esperar chuva (um cheirinho do “abril, águas mil"), algum vento, nebulosidade, frio e um ingrediente especial, a tão amada neve.

Hoje assistiu-se em grande parte do território continental a uma ligeira descida das temperaturas, ainda que no interior Norte e Centro haja lugar a uma pequena recuperação nas mínimas. Um dia tipicamente primaveril, ainda que com anomalias térmicas positivas, principalmente no litoral. Castelo Branco registou 21 ºC de máxima.

O dia ficou marcado pela pouca nebulosidade, ainda que esta tenha aumentado de tarde nas Regiões Norte e Centro, com nuvens altas. Assistiremos também a uma mudança na direção do vento, que soprará em geral fraco a moderado, do quadrante Leste no período da manhã, para noroeste, no período da tarde.

Como serão os 50 anos da comemoração do 25 de abril?

Quinta-feira (25), dia de comemoração dos 50 anos da Revolução, deverá ficar marcada por uma nova descida das temperaturas, já significativa, em especial das máximas, sobretudo no litoral oeste. No interior essa descida não será tão evidente. A cidade Invicta, o Porto, alcançará os 19 ºC. O céu apresentar-se-á muito nublado, em especial a norte do Tejo e pouco nublado a sul.

O vento soprará de noroeste, em geral fraco a moderado, à exceção da faixa costeira ocidental, das terras altas e do barlavento algarvio, onde deverá soprar moderado a forte. É provável que no período vespertino se conheça já alguma precipitação pontual nas regiões Norte e Centro da geografia continental.

Os próximos dias ficarão marcados por mudanças significativas no estado do tempo em Portugal Continental, que farão julgar que estamos em pleno inverno.

Para sexta-feira (26) espera-se nova descida das temperaturas, ainda que menos acentuada que no dia anterior. As temperaturas mínimas deverão alcançar os 10 ºC em Leiria e 8 ºC em Vila Real.

A chegada de uma frente associada à depressão deverá fazer-se sentir logo nas primeiras horas do dia e deixará o céu em geral muito nublado, trará períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, com incidência no Minho. Gradualmente, ao longo do dia, essa precipitação irá estender-se a todo o território nacional, ainda que com pouca intensidade a sul.

A novidade vai para a Serra da Estrela, que deverá ver cair os primeiros flocos de neve, nos pontos mais altos, no final do dia. Quanto ao vento, soprará inicialmente fraco a moderado, aumentando de intensidade ao longo do dia, proveniente do quadrante oeste.

Fim de semana com sabor a inverno

Sábado (27) trará já um "sabor" a inverno, fruto da instalação da depressão a norte do território continental. Espera-se, assim, uma descida das temperaturas mínimas em praticamente todo o território continental, em especial no interior Norte e Centro. É, assim, expectável um forte arrefecimento noturno. Aguardam-se 2 ºC de temperatura mínima na cidade mais alta, a Guarda.

É expectável que chova de maneira contínua logo nas primeiras horas do dia, posteriormente já sob a forma de aguaceiros. Assim, espera-se que a precipitação no período noturno seja sob a forma de neve e pinte de branco os pontos mais altos das serras do Gerês, Larouco, Alvão, Marão e Estrela.

Na Serra da Estrela é expectável que a neve acumule acima dos 1600/1700m. Cumprindo-se as previsões, poderemos assistir a acumulações interessantes também nos pontos mais altos do Gerês. Quanto ao céu, apresentar-se-á em geral muito nublado.

Existe ainda possibilidade de ocorrência de trovoadas nas regiões Norte e Centro, no período da tarde, com queda de granizo. Já o vento seguirá a mesma tendência do dia anterior, do quadrante oeste, perdendo intensidade ao longo do dia.

E no domingo, 28 de abril?

No domingo (28) as temperaturas mínimas conhecerão uma descida significativa em todo o território continental, mais evidente nas regiões do interior Norte e Centro da geografia continental. Esperam-se 0 ºC de temperatura mínima em Terras de Trás-os-Montes, Bragança.

Uma nova frente associada aos resquícios da depressão deverá carregar, alternadamente, o céu de nuvens, dando lugar a aguaceiros, que deverão apresentar-se sob a forma neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Embora haja alguma incerteza, ainda podemos acalentar a esperança de nevar acima dos 1000 metros nos concelhos do extremo norte do país e demais sistemas montanhosos a norte do Montejunto-Estrela, durante o dia.

O vento soprará geralmente fraco a moderado, do quadrante oeste, mudando já no final do dia para o quadrante norte. É provável que haja lugar a episódios de trovoadas, em especial nas regiões a sul do rio Tejo.