Tempestade tropical Akará está a afetar as regiões Centro-Norte, Sudeste e Centro-Oeste, no Brasil

Alguns modelos meteorológicos estão a prever que a tempestade tropical Akará poderá afetar várias regiões do Brasil. Ainda assim, são ainda esperados mais detalhes sobre os modelos meteorológicos nas próximas horas.

Akará Brasil
A Tempestade Tropical Akará está a desenvolver-se na costa sudeste do Brasil. Imagem: CIMSS Satellite Blog (cimss.ssec.wisc.edu/satellite-blog/archives/57225)

Nas últimas horas, o Brasil está a ser afetado pela tempestade tropical Akará. As últimas previsões apontam para a possibilidade de ocorrerem chuvas torrenciais muito intensas. O centro-norte e Sudeste do país estão sob alerta máximo, enquanto para a região Centro-Oeste se espera para já valores muito elevados de precipitação.

Quais são as consequências da tempestade tropical Akará nas próximas horas?

Embora a Tempestade Tropical Akará não represente um problema direto para para o Centro-Oeste do Brasil, não se descarta ainda a possibilidade de registar-se algumas modificações no decurso da semana, contribuindo para um panorama meteorológico de grande complexidade. De todo o modo, os sistemas atmosféricos do Vórtice ciclónico de Altos Níveis (VCAN) está a desencadear a formação de um rio atmosférico, o que estará na origem de tempestades em diversas regiões do Brasil.

youtube video id=6Oi8nGwOzW4

Nesta segunda-feira, as previsões meteorológicas apontavam para precipitação no Sudeste, designadamente em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Espírito Santo, bem como em algumas partes do Centro-Oeste, como Mato Grosso e Goiás. A possibilidade de chuvas rápidas é apontada para outras regiões do Brasil, especialmente durante a tarde e a noite, embora não estejam em alerta devido à ocorrência de condições meteorológicas adversas por enquanto.

E o que se espera para os próximos dias?

A situação mantém-se semelhante durante o decurso desta semana, com a previsão de precipitação intensa em praticamente todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. A precipitação acumulada poderá ultrapassar os 150 mm em algumas regiões, principalmente em Minas Gerais e Goiás, o que poderá contribuir para intensificar o risco de inundação ao longo das horas, bem como contribuir para alguns efeitos indiretos como a ruptura da rede de energia ou obstáculos na via pública causados pelos alagamentos e queda de árvores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) lançou nas últimas horas alguns alertas neste sentido, realçando-se a possibilidade de precipitação intensa e de ventos fortes.

Embora a Tempestade Tropical Akará não represente grandes motivos de preocupação para algumas áreas do Brasil, a região Sudeste poderá estar sob a influência de um sistema de depressão, com precipitação mais intensa que se irá desenvolver nas próximas horas.

A este respeito, espera-se que os cidadãos estejam atentos aos alertas e recomendações das autoridades locais e se prepararem para possíveis intervenções de emergência decorrentes das condições climático-meteorológicas adversas.