Tallinn, a Capital Verde da Europa que é uma autoestrada polinizadora

Tallinn, capital da Estónia, foi nomeada Capital Verde da Europa devido ao seus projetos sustentáveis irreverentes. Saiba aqui como pode Talin inspirar outras cidades no caminho da sustentabilidade!

Tallinn
Tallinn é caracterizada por uma natureza diversificada e é num mosaico de paisagens que também serve de habitat a espécies raras.

Considerada a maior urbe da Estónia, com perto de 400 mil habitantes instalados na margem do Golfo da Finlândia, no mar Báltico, Tallinn foi eleita pela Comissão da União Europeia Capital Verde da Europa 2023.

Tallinn mereceu esta distinção devido ao crescimento dos espaços verdes e à implementação da gratuitidade dos transportes públicos.

Os seus planos previstos passam ainda por ter definida como meta a redução das emissões poluentes em 40% até 2030, a gestão da energia sustentável e a ação climática, além do aumento da diversidade biológica (atualmente, 51% do país são cobertos por florestas).

O verde brilha em Tallinn

Os projetos sustentáveis que surgem em Tallinn são um retrato da frescura que a cidade enaltece.

De acordo com Krista Kampus, diretora executiva de Tallinn, numa entrevista ao Jornal de Notícias, esta é uma cidade com uma grande biodiversidade, existindo poucas capitais com tão diversos habitats para animais e pássaros e espécies tão raras como aqui.

Estudos recentes comprovam que pelo menos vinte espécies de mamíferos podem ser observados em Tallinn, inclusive alces e, por vezes, ursos e linces.

O cidadão sente-se sempre próximo da natureza, pois oitenta porcento dos residentes têm uma área verde a menos de 300 metros. Há um total de sessenta parques e onze áreas protegidas na cidade.

Atualmente Tallinn está a desenvolver uma autoestrada polinizadora, um corredor verde, num ambiente natural rico em espécies, entre seis dos oito bairros da cidade, sendo também um espaço para a circulação de pessoas.

“Estas comunidades são de grande utilidade para a natureza urbana mas também criam um ambiente agradável para as pessoas desfrutarem". - De acordo com Krista Kampus

Segundo a diretora executiva, com este corredor é possível testar um conjunto de diferentes métodos para criar e preservar um lugar rico em espécies, comunidades naturais amigas da polinização.

Cidade ambiciosa em matéria de sustentabilidade

Como a maior parte das cidades, Tallinn ainda tem muitos carros, porém encontram-se a promover outros métodos como desenvolver o transporte público, através da criação de novos trilhos para as bicicletas e da criação de campanhas para as pessoas pensarem de outra forma sobre os transportes.

Desde 2013 que Tallinn disponibiliza transporte público gratuito para os cidadão, o próximo objetivo passa por oferecer também gratuitamente, transporte público com impacto neutro no clima até 2035.

youtube video id=Z0cY75QTl5g

Em agosto de 2022, Tallinn criou uma medida de apoio chamada “Bicicleta para a escola”, que consistiu num estímulo de cem euros para a compra de uma bicicleta para todos aqueles que com idades entre os 10 e os 15 anos que se encontram munidos de um documento que lhes permite conduzir uma bicicleta.

Tallinn, para lá do centro histórico parece estar a perder carros para as bicicletas. Contudo, é mais frequente o uso de bicicleta durante os meses quentes de verão, mas cada vez mais as pessoas o fazem no inverno.