A partir de quinta, 2 frentes frias avançarão a toda a velocidade até Portugal: onde choverá e nevará nos próximos dias

As frentes atlânticas vão continuar a chegar até Portugal continental, deixando um tempo mais invernal a partir deste fim de semana. Além da chuva, prevê-se neve nas zonas montanhosas e uma intensificação do frio.
Após esta quarta-feira (17) estável, com períodos de maior nebulosidade nas Regiões Norte e Centro, prevê-se uma mudança do tempo a partir de amanhã, quinta-feira, 18 de dezembro. O estado do tempo voltará a agravar-se devido à aproximação e passagem de uma nova frente fria atlântica. Os primeiros períodos de chuva surgirão ao início da tarde no Minho e Douro Litoral, espalhando-se durante a tarde e noite pelo interior Norte e Centro, litoral Centro e Grande Lisboa.
Ao longo da madrugada de sexta-feira (19) a frente fria atlântica continuará a despejar chuva no Norte, Centro e Grande Lisboa e à medida que for descrevendo a sua trajetória noroeste-sudeste, cruzará o sistema montanhoso Montejunto-Estrela durante a manhã e a tarde, alcançando as regiões do Alentejo e Algarve. Neste dia prevê-se queda de neve acima dos 1600 metros de altitude e uma descida das temperaturas máximas.
O tempo ficará invernal no domingo, 21 de dezembro, com intensificação do frio e queda de neve
Nas últimas horas de sexta (19) e durante uma boa parte do dia de sábado (20) o tempo estabilizará temporariamente, mas o céu tornar-se-á rapidamente nublado, anunciando a iminente chegada de uma segunda frente fria atlântica a partir do início da tarde ao litoral Norte e Centro. No resto da tarde e noite de sábado (20) a precipitação gerada pela frente espalhar-se-á por praticamente todo o país, trazendo um cenário instável e húmido.

Esta nova situação frontal dará lugar, no próximo domingo (21), a um episódio muito invernal, com mais períodos de chuva ou aguaceiros a repetirem-se por toda a geografia do Continente, alguns possivelmente sob a forma de granizo.
Espera-se ainda uma descida generalizada e acentuada das temperaturas. A conjugação do ar mais frio com a precipitação resultará na possível ocorrência de queda de neve acima dos 800 metros de altitude em várias serras e montanhas do Norte e do Centro, estimando-se acumulações entre 5 e 10 cm, e estando prevista a possibilidade de nos lugares de maior altitude estes valores serem superados.
De acordo com os mapas de precipitação acumulada da Meteored, as regiões de Portugal continental mais afetadas após a passagem destas 2 frentes frias atlânticas serão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Lisboa, seja de forma parcial ou total.
Estes distritos poderão somar entre 45 e 90 mm de chuva entre quinta-feira (18) e domingo (21). As zonas correspondentes à Serra da Estrela e inseridas nos distritos de Guarda e Castelo Branco poderão acumular valores significativos de precipitação, aproximando-se dos 40 mm.