Sudoeste da Europa: vídeos das fortes tempestades dos últimos dias

O tempo severo marcou presença em Portugal, Espanha e França nos últimos dias. Os aguaceiros, a atividade elétrica intensa e o granizo deram origem a várias ocorrências, tais como inundações. Confira as imagens impressionantes!

O desenvolvimento de fortes tempestades em Portugal, Espanha e França nos últimos dias deu origem à ocorrência aguaceiros, trovoada, granizo e, inclusive, inundações. Também o vento, com as suas rajadas intensas fez-se sentir no seio das intempéries.

No nosso país, as ocorrências severas tiveram lugar um pouco por toda a região Norte. Em localidades dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, entre outros, a previsão de aguaceiros, trovoada e granizo (gota fria) cumpriu-se na perfeição. Infelizmente, o granizo provocou danos severos em várias culturas agrícolas devido às dimensões consideráveis que atingiu. Há relatos de casas que ficaram inundadas e telhados que cederam por causa do peso das pedras de granizo.

No vídeo vemos imagens assustadoramente belas da atividade elétrica intensa da passada sexta-feira, registada em Gondomar (Porto). Já em Espanha, são bem percetíveis os estragos causados pelo tempo severo. Em Borja (Aragão), a instabilidade associada a este tipo de depressão acarreta sempre consigo o risco de cheias rápidas como a que tão bem podemos apreciar no vídeo abaixo. Já em França, em Tavaco (Córsega), aldeia localizada nas encostas da margem direita do rio Gravona, é deslumbrante o registo de um relâmpago que caiu muito perto de quem o gravava. Para os próximos dias, prevê-se mais instabilidade meteorológica muito semelhante à da atualidade nos países ibéricos, especialmente durante a tarde.