Sim, o calor pode partir o vidro do automóvel: Veja como manter o seu seguro

As temperaturas escaldantes que se fazem sentir em algumas zonas dos Estados Unidos estão a trazer mais do que apenas desconforto, tendo também provocado danos surpreendentes nos veículos.

Das ondas de calor às fissuras nos para-brisas.

À medida que as temperaturas atingem níveis recorde em todo o país, é importante saber como o calor do verão pode fazer mais do que causar exaustão pelo calor, pode mesmo rachar ou partir o vidro do seu carro. A ciência por trás disso é simples, quando o vidro tem falhas pré-existentes, como lascas, micro-fraturas ou cortes, as flutuações extremas de temperatura podem piorar as coisas.

Tempo quente, vidros quebrados

Durante o calor intenso, o vidro expande-se e se aquecer de forma desigual ou rápida (digamos, uma parte ao sol e outra à sombra), esse stress pode fazer com que as fissuras se espalhem ou até se partam completamente. Enquanto os vidros laterais e traseiros são normalmente feitos de vidro temperado, que tende a partir-se em pequenos fragmentos, os para-brisas são feitos de vidro laminado, duas camadas de vidro com uma camada de plástico entre elas.

Embora esta conceção de vidro temperado e laminado ajude a evitar a quebra total, continua a permitir a ocorrência de fissuras sob tensão.

Certos veículos podem ser mais vulneráveis do que outros, dependendo da forma e do ângulo dos seus para-brisas. Por exemplo, os SUV como os Jeeps ou os Toyota 4Runners, que têm perfis de para-brisas mais verticais, são ligeiramente mais suscetíveis de sofrer danos.

Automóveis como os Corvettes têm para-brisas fortemente inclinados que permitem que os detritos ou o calor se desviem mais facilmente. No entanto, nenhum veículo é verdadeiramente imune.

O conselho mais óbvio para evitar estes danos é estacionar à sombra sempre que possível, mas há outras medidas importantes a tomar. Evite expor o seu veículo a mudanças rápidas de temperatura, por exemplo, ligar o ar condicionado diretamente a um para-brisas quente ou levar um carro queimado pelo sol para uma lavagem a frio.

Estas mudanças bruscas de temperatura podem exercer pressão sobre o vidro, especialmente se este já tiver pequenas lascas ou imperfeições, aumentando o risco de fissuras ou mesmo estilhaços.

Se notar uma lasca ou rachadura, a melhor resposta é preenchê-la com resina, evite usar reparos DIY como fita adesiva ou esmalte de unha, que podem piorar ainda mais o dano. A resina é uma substância que imita o material original do para-brisas, endurece ao sol e impede que as fissuras se espalhem ainda mais. É uma reparação relativamente rápida e económica que pode evitar uma substituição completa.

Lembre-se, uma vez que uma fissura começa, é apenas uma questão de tempo. O calor ou o frio extremos farão com que a fissura se espalhe, a não ser que seja devidamente tratada. À medida que o verão continua e as temperaturas permanecem elevadas, os proprietários de automóveis devem prestar atenção mesmo às pequenas imperfeições nos seus vidros. Com as precauções corretas e reparações imediatas, é possível evitar uma recordação ruidosa e dispendiosa do quão poderoso o sol pode ser.