Raio pode ter provocado explosão em refinaria de petróleo

Uma grande explosão fez com que uma das maiores refinarias de petróleo da Indonésia interrompesse as suas operações na passada segunda-feira (29). As suspeitas são de que um vazamento e um raio foram os responsáveis pela explosão e o grande incêndio que a sucedeu.

Explosão refinaria de petróleo
A grande explosão de uma refinaria de petróleo assustou e feriu dezenas de pessoas na Indonésia na madrugada de segunda (29). Imagem: Reuters.

Na madrugada da passada segunda-feira (29), no horário local, uma grande explosão aterrorizou os residente da cidade de Indramayu, na província de Java Ocidental, na Indonésia. A explosão ocorreu na refinaria de petróleo Balongan da companhia estatal Pertamina.

A polícia local suspeita que enquanto um vazamento era controlado, um raio pode ter atingido a refinaria Balongan e provocado a grande explosão.

De acordo com os meios de comunicação locais, um incêndio começou logo depois da meia-noite durante uma forte tempestade com raios e relâmpagos. Ahmad Dofiri, chefe da polícia de Java Ocidental, disse à comunicação social local que a polícia suspeita que houve um vazamento no local antes do incêndio e que, enquanto o vazamento estava a ser controlado, um raio caiu no local provocando a explosão. Mas, a suspeita ainda não foi confirmada e o caso ainda está a ser investigado.

De acordo com testemunhas locais, a explosão foi ouvida a dezenas de quilómetros de distância além de também ter sido avistada de muito longe, devido à grande magnitude do incêndio que a sucedeu, deixando o céu avermelhado. Durante o dia, a grande pluma de fumo negro do incêndio pode ser avistada de forma nítida nas imagens de satélite!

Cerca de mil residentes na região saíram das suas casas, com medo de novas explosões e devido ao forte calor provocado pelas chamas do incêndio. A agência local de desastres informou que uma pessoa morreu de ataque cardíaco após a explosão. Pelo menos 5 pessoas ficaram gravemente feridas e outras 15 ficaram levemente feridas.

Localizada a 225 km a leste de Jacarta, a refinaria é uma das maiores do país e fornece combustível para a capital e algumas regiões de Java Ocidental. Para evitar maiores desastres e controlar o incêndio, a refinaria teve que encerrar as suas operações temporariamente.

A presidente-executiva, Nicke Widyawati, disse aos repórteres locais que o incêndio esteve concentrado nos tanques de armazenamento, e apenas 4 dos 72 tanques foram afetados. Não houve impactos nos setores de processamento e nos principais equipamentos da refinaria. Nicke ainda afirmou que a empresa espera retomar as operações dentro de quatro a cinco dias após o incêndio ser contido, e disse que os seus stocks vão garantir o abastecimento do país.