Forte tempestade deixa Ilha da Madeira completamente ‘às escuras’!

Uma tempestade subtropical atingiu a ilha da Madeira, deixando chuva forte, granizo e trovoada. A atividade elétrica foi tão intensa que um dos relâmpagos, cujo impacto foi registado em vídeo, deixou a ilha completamente às escuras. Veja as imagens!

Uma tempestade subtropical começou a afetar desde a manhã deste sábado (27) a Madeira, deixando à sua passagem precipitação, trovoada e granizo, num ritmo e intensidade que evoluíram de forma impressionante ao longo de toda a jornada.

Na sequência desta enorme instabilidade atmosférica, um apagão geral deixou a ilha da Madeira sem eletricidade e envolta na escuridão, devido ao poderoso impacto de um raio que podemos apreciar no tweet abaixo.

O temporal trouxe chuva persistente e abundante a toda a ilha que se viu mergulhada em vários problemas. No Funchal, parques de estacionamento subterrâneos, espaços comerciais e habitações transformaram-se em autênticos rios devido à chuva torrencial. Devido às inundações, várias ruas ficaram totalmente intransitáveis. Esta situação obrigou também ao realojamento temporário de algumas pessoas, cujas habitações registaram pequenos danos gerados pelas inundações.

Além da chuva e do granizo que atingiu a capital madeirense, e da neve que se precipitou sobre as montanhas insulares, o dia de ontem (27) ficou também marcado pela ocorrência de relâmpagos. Foram registados mais de 24 mil, três mil dos quais atingiram o solo ou o mar. O temporal também teve impacto nas ligações aéreas, dado que vários voos foram obrigados a dirigir-se para a ilha vizinha de Porto Santo, que escapou à intempérie.

Estima-se que, entretanto, ao longo deste domingo (28), o tempo severo se vá dissipando, embora a chuva e a trovoada prevista justifiquem o aviso laranja que estará em vigor pelo menos até ao meio-dia.