Tempestade violenta deixa granizo e tornados no Texas, EUA

As últimas semanas têm sido muito difíceis para milhões de norte-americanos. Entre tornados, chuva, trovoada e queda de granizo, a instabilidade não dá tréguas, com vários estados mergulhados em problemas causados pelo tempo severo. Veja o vídeo!

Na noite de 24 de março muitas famílias norte-americanas foram sobressaltadas pelo iminente agravamento do estado do tempo. A violenta queda de granizo, em conjunto com a emissão de vários avisos de tornado, deixou o Texas e outros estados dos EUA em alerta.

Este estado norte-americano foi invadido por granizo que causou inúmeros problemas a várias famílias. Os relâmpagos iluminavam o céu noturno, à medida que as tempestades percorriam o território. Ao mesmo tempo, parques de estacionamento e jardins ficaram completamente inundados devido à chuva torrencial.

O granizo foi o hidrometeoro que mais problemas provocou no estado. Como podemos observar nas imagens abaixo, em localidades do nordeste do Texas como Canton e Lantana, as pedras de granizo ‘saltavam’ para o solo como se fossem bolas de golfe.

O que originou tudo isto foi a passagem de uma tempestade supercelular, conhecida por ser do tipo mais severo, dado que gera ventos fortes, pedras de granizo e tornados devastadores. Uma supercélula distingue-se de um cumulonimbus na medida em que possui uma corrente ascendente inclinada e com rotação no seio da tormenta, processo atmosférico conhecido como mesociclone.

Agora, todos os olhos estão postos no Sudeste dos EUA, uma vez que as famílias afetadas pelo tempo severo da semana passada e pelos danos causados pelos múltiplos tornados que por lá passaram, foram informadas de que precisam de se preparar novamente.