Queda de neve impressionante atinge o oeste dos EUA em pleno verão

Uma poderosa frente fria provocou a queda das temperaturas em mais de 30 ºC num só dia nas Montanhas Rochosas, sendo que alguns estados norte-americanos registaram mais de 40 cm de neve. Tudo isto numa altura em que o verão ainda não terminou.

Neve; Montanhas Rochosas; EUA
Uma paisagem de tempo invernoso surgiu repentinamente em regiões como as Montanhas Rochosas, nos EUA, semanas antes do final do verão.

O calendário até pode dizer que estamos no verão, mas uma impressionante primeira ‘ronda’ de tempo invernoso atingiu os Estados Unidos (EUA) nos últimos dias. Os habitantes do oeste do país testemunharam no início desta semana, um extraordinário acontecimento meteorológico.

Quando ainda estamos em pleno verão no hemisfério Norte, uma frente fria incrivelmente poderosa provocou à sua passagem uma descida acentuada das temperaturas, ventos fortes e queda de neve que chegou a acumular mais de 40 cm. Tudo isto quando ainda no último domingo e segunda-feira, muitos dos termómetros destas regiões próximas às Montanhas Rochosas, marcavam temperaturas superiores a 30 ºC.

Os problemas gerados pela frente fria

No estado do Wyoming, a cidade de Laramie ficou coberta de neve, ostentando uma paisagem pouco habitual para esta época do ano. Este fenómeno também se registou por várias cidades dos estados de Utah, Montana e Colorado, entre outros. Em Denver (Colorado), a temperatura de 33 ºC registada no domingo (6) baixou bruscamente para 2 ºC numa questão de horas, alcançando mesmo valores negativos na terça-feira (8). Avisos por perigo de formação de gelo e geada foram emitidos pelas autoridades locais.

Costuma acontecer que frentes frias atinjam o oeste dos Estados Unidos no início de setembro, mas a descida tão repentina e acentuada das temperaturas ocorreu mais cedo do que o previsto. As baixas temperaturas, a neve e o vento forte foram tão avassaladores, que provocaram diversos problemas tais como falhas na eletricidade e encerramento de estradas. As rajadas de vento inclusive alcançaram quase 160 km/h no Utah, tendo causado a queda de árvores. As autoridades locais avisaram que algumas cidades poderão ficar sem eletricidade durante vários dias.

Vários recordes americanos foram quebrados esta semana devido à intensidade desta frente fria. Nunca antes o Colorado e o Novo México haviam presenciado neve tão cedo num ano. Apesar disso, esta queda acentuada das temperaturas está a auxiliar o combate aos incêndios florestais que estão a assolar o Colorado e o Montana, que quase quadriplicaram no último fim de semana, antes da chegada desta poderosa frente fria.

Origem da frente fria

De acordo com os meteorologistas locais, a origem deste sistema frontal está relacionada com a ondulação da corrente de jato nesta área do planeta, que terá forçado o ar frio do Ártico a migrar para Sul, tendo como consequência o penetramento nos Estados Unidos.

Estas condições meteorológicas excecionais duraram até ontem à noite, prevendo-se que nos próximos dias o surgimento das altas pressões atmosféricas gere uma subida das temperaturas para perto dos 25 ºC, algo mais próximo do normal para o verão que só termina a 22 de setembro.