Qual é a diferença entre insolação e exaustão pelo calor?

Perante ondas de calor, os especialistas apelam à população para que evite a exposição a temperaturas elevadas e tome medidas de proteção para evitar danos para a saúde.

ondas de calor;
Os idosos e as crianças são os mais vulneráveis às ondas de calor.

A exaustão pelo calor pode ser considerada como um passo preliminar para a insolação e os especialistas em emergências recomendam a identificação precoce para evitar uma situação mais grave.

Perante ondas de calor, os especialistas apelam à população para que evite a exposição a temperaturas elevadas e tome medidas de proteção para evitar danos para a saúde, nomeadamente neurológicos e de outros órgãos, especialmente em crianças e idosos.

Mauricio Ambriz, chefe da Divisão de Serviços Intermédios do Hospital Civil Fray Antonio Alcalde, explica que a onda de calor é uma afetação cerebral, a consciência do paciente é alterada, e este pode até sofrer de afetação hepática, afetação cardíaca, afetação renal devido ao aumento da temperatura, que é a parte mais grave e mais arriscada da exposição ao calor.

Enquanto a exaustão pelo calor ou a fadiga pelo calor incha as pernas, os vasos sanguíneos do corpo dilatam-se, podendo também ficar desidratados, pelo que, esta condição também é perigosa para a vida.

exaustão
A fadiga provocada pelo calor é o preâmbulo da insolação, que pode ser fatal.

O excesso de calor no corpo aumenta com a exposição prolongada a temperaturas elevadas ou com o esforço físico num ambiente quente, o que pode provocar um aumento da temperatura corporal até 40 ºC, pondo em risco a vida ou a função dos órgãos.

Efeito da exaustão pelo calor, antes do golpe de calor

A desidratação é muito problemática, porque as crianças e os idosos muitas vezes não têm a capacidade de pedir água, pelo que o doente fica muito quieto e só se deteriora.

O especialista explica que, muitas vezes, crianças ou idosos têm a consciência alterada devido à desidratação. Podem nem sequer mostrar que têm sede e, por isso, nem sequer pedem água, pelo que este setor da população é mais vulnerável e deve ser-lhes dada água constantemente.

Quando se perde mais de três por cento da água que deveria ter no corpo, as implicações neurológicas começam a manifestar-se. Lembre-se de que a exposição e o sofrimento de um golpe de calor deixam sequelas como confusão ou esquecimento, também conhecido como desfasamento.

Os sintomas de exaustão pelo calor ou fadiga pelo calor podem incluir exaustão, transpiração intensa, fraqueza, cãibras musculares, náuseas e/ou vómitos, dores de cabeça ou sensação de desmaio.

Em casos graves, podem ocorrer desmaios. Lembre-se de que todos estes sintomas precedem o golpe de calor.

Quando estamos com calor, perdemos muita água através do suor produzido pelo corpo, pelo que devemos beber mais água nestas estações com ondas de calor, uma vez que sem beber água suficiente podemos rapidamente sofrer de desidratação quando expostos ao calor.

É importante iniciar o tratamento logo que surjam sintomas de exaustão pelo calor. Pode melhorar os sintomas de exaustão pelo calor deslocando-se para um local mais fresco e hidratando-se com água ou bebidas ricas em eletrólitos.

O especialista adverte que, sem tratamento, a exaustão pelo calor pode evoluir para uma insolação, que é uma emergência médica. A sua vida pode estar em perigo se sofrer de insolação e não receber tratamento imediato.

Sem tratamento imediato, a exaustão pelo calor pode evoluir para uma insolação. Alguns dos sintomas da insolação são febre superior a 40 ºC, ritmo cardíaco acelerado, perda de consciência, pele quente, ruborizada, extremamente seca ou pegajosa.