Primeiro fim de semana de outubro com calor de verão em Portugal: temperaturas a rondar os 35 ºC em várias regiões

Como referimos ultimamente, as temperaturas em outubro continuam acima do esperado para a época. Eis onde fará mais calor este fim de semana em Portugal. Veja aqui a previsão!

Tendo em consideração os últimos dias, em que a temperatura se elevou de norte a sul de Portugal continental, o fim de semana que se aproxima não será muito diferente, visto que a temperatura, na maior parte dos distritos, irá ultrapassar os 30 ºC, e em algumas regiões atingirá ou ultrapassará os 35 ºC.

Como foi referido nas nossas previsões, esta estabilidade atmosférica deve-se não só ao anticiclone de bloqueio que continua a persistir e a servir como “escudo” à chegada da chuva, como também a uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África.

Para amanhã, sexta-feira, espera-se um aumento da temperatura bastante significativo para os distritos de Aveiro, Porto e Coimbra, onde os termómetros podem chegar aos 26 ºC, 30 ºC e 36 ºC, respetivamente. Santarém também deverá alcançar os 36 ºC, fazendo destes dois distritos os mais quentes do país no dia de amanhã. Todavia, Beja, Évora e Santarém serão os distritos, em média, mais quentes deste fim de semana.

Já a temperatura mínima mais baixa será em Coimbra, onde poderá chegar aos 12 ºC (uma diferença de 24 ºC para a máxima - grande amplitude térmica) e a mínima mais elevada deverá ser de 20 ºC em Portalegre e Faro.

temperaturas altas; portugal
O calor anómalo irá manter-se no primeiro fim de semana de outubro, com regiões de Portugal continental a atingirem 35 ºC.

Para sábado esperam-se temperaturas semelhantes às de sexta-feira, apesar de se denotar uma intensificação da nebulosidade no distrito de Lisboa e uma ligeira diminuição da temperatura, apesar de os termómetros poderem chegar aos 29 ºC. Todavia, também nessa madrugada, deverá haver um aumento da temperatura mínima nos distritos das regiões Norte e Centro.

no domingo, poderá haver uma ligeira diminuição da temperatura nos distritos do Norte e um aumento da temperatura em toda a região sul do país, face ao dia anterior, onde a máxima será de 35 ºC para Beja, seguido de 36 ºC para Santarém.

E nos Açores e Madeira?

No arquipélago dos Açores são esperadas temperaturas máximas entre os 20 ºC e os 24 ºC e episódios de chuva e trovoada para sexta-feira, sendo que a chuva poderá persistir ao longo de todo o fim de semana, em praticamente todas as ilhas.

À semelhança de Portugal Continental, o arquipélago da Madeira também está a passar por um episódio de temperaturas elevadas, ao contrário dos Açores em que as temperaturas se mantêm dentro do normal e onde ocorrem episódios de precipitação e trovoada.

No arquipélago da Madeira o cenário é o oposto do que acontece nos Açores. É esperado um fim de semana com temperaturas acima do normal para esta altura do ano, em que os termómetros podem ultrapassar os 30 ºC no Funchal! O arquipélago encontra-se sob aviso amarelo devido à persistência das temperaturas elevadas, conforme informa o IPMA, e este poderá manter-se, pelo menos, até às 23h de amanhã.

Quanto à estabilidade atmosférica, poderá haver uma intensificação da nebulosidade à medida que o fim de semana avança, mas sem previsão de chuva, até ao momento.