IPMA ativa Avisos Amarelo e Laranja: regiões de Portugal expostas a temperaturas a rondar 35 ºC em outubro. Saiba quais

O resto da semana será de calor invulgarmente intenso para a época em Portugal continental e Madeira. O anticiclone de bloqueio persiste e serve como “escudo” à chegada da chuva. Já nos Açores a “história” será outra. Eis a previsão!

O excecional episódio de calor que estamos a testemunhar em Portugal continental (e Madeira) vai manter-se no que resta desta semana, inclusive nos primeiros dias da próxima semana, e pelo menos até 12 de outubro (alargando-se para além do prazo inicialmente previsto). Os fatores responsáveis por este panorama meteorológico completamente fora do vulgar são as altas pressões e uma massa de ar muito quente e seco proveniente do Norte de África.

O calor intenso na Madeira vai manter-se, pelo menos, até sexta

Esta quarta-feira (4) o aviso laranja foi ativado nas Regiões Montanhosas e na Costa Sul da Madeira devido às temperaturas elevadas. O aviso amarelo foi ativado na ilha de Porto Santo e na Costa Norte da Ilha da Madeira. No Funchal as máximas escalaram até a uns impressionantes 32 ºC, um valor bastante elevado para a estação do outono nesta localidade insular.

Hoje, no Centro e Sul do território de Portugal continental as temperaturas voltaram a atingir valores iguais ou superiores a 30 ºC, com o estado do tempo a apresentar-se seco e soalheiro, por vezes com algumas nuvens, mas poucas. Houve nevoeiro matinal e o vento soprou em geral fraco de Oeste/Noroeste.

Açores sob Avisos Amarelo e Laranja por chuva intensa, vento forte e trovoada

Os Açores estarão, nestes próximos dias, sob avisos amarelo e laranja devido à previsão do agravamento do estado do tempo nas 9 ilhas que constituem o Arquipélago. Tudo se deve à passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, que apresentará atividade moderada a forte.

Açores em Aviso Laranja e Amarelo devido à passagem de uma superfície frontal fria com ondulações nos próximos dias.
Açores em Aviso Laranja e Amarelo devido à passagem de uma superfície frontal fria com ondulações nos próximos dias.

Espera-se chuva intensa, potencialmente acompanhada de trovoada, a partir de 5 de outubro (feriado) nas ilhas Flores, Corvo, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira. A partir de sexta, dia 6, o tempo instável também se deverá verificar nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. Como se isto não bastasse, prevê-se um aumento considerável da força do vento, em particular nas ilhas mais centrais, onde se estima que as rajadas atinjam 90 km/h.

Tempo quente irá manter-se em Portugal continental, pelo menos, até início da próxima semana

Na quinta-feira - 5 de outubro e feriado da Implantação da República - o dia voltará a ser quente de norte a sul de Portugal continental e com vento fraco de Oeste/Noroeste. O céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com nevoeiro matinal nalguns locais do Litoral Norte e Centro.

As temperaturas diurnas vão baixar no Litoral Norte (máxima de 20 ºC em Viana do Castelo e máxima de 22 ºC no Porto, por exemplo), manter-se ou subir ligeiramente em grande parte do território, destacando-se a subida que se prevê para o Barlavento Algarvio (máxima de 28 ºC em Portimão). Na Madeira manter-se-á a impressionante situação de calor (33 ºC no Funchal) e o regime de ventos alísios.

Nos próximos dias haverá locais de Portugal continental que registarão temperaturas até 13 ºC acima da média.
Nos próximos dias haverá locais de Portugal continental que registarão temperaturas até 13 ºC acima da média.

Na sexta-feira (6) o anticiclone de bloqueio vai permanecer, o que estimulará, de novo, o brilho do sol em grande parte do país e a manutenção de temperaturas substancialmente acima da média, prevendo-se mesmo uma subida generalizada das máximas e uma suave subida das mínimas nas regiões Centro e Sul. As mais elevadas no Continente estão previstas para as capitais distritais de Santarém (36 ºC), Leiria e Coimbra (35 ºC) e Évora e Beja (34 ºC). No Norte as temperaturas aproximar-se-ão vertiginosamente do patamar dos 30 ºC.

No sábado (7) a situação meteorológica será muito parecida, com novo agravamento do calor pois prevê-se nova subida das temperaturas máximas. O céu estará, outra vez, pouco nublado ou limpo. O calor será intenso de norte a sul de Portugal continental, esperando-se temperaturas máximas iguais ou superiores a 30 ºC em quase todo o país, exceto em Viana do Castelo, Guarda, Faro e pouco mais. Muitas regiões alcançarão os 35 ºC, podendo alguns locais ultrapassar este valor.

No domingo (8) espera-se céu pouco nublado ou limpo na generalidade do território continental. As temperaturas vão baixar ligeiramente - sobretudo na Região Norte-, mas o dia voltará a ser quente no cômputo global da geografia de Portugal continental. Do Mondego para sul, as temperaturas ainda deverão rondar os 34/35 ºC, especialmente em Coimbra, Santarém, Évora e Beja e eventualmente em locais do vale do Sado e Sotavento Algarvio.

Possibilidade de regresso da chuva a partir de 12 de outubro? Situação muito indefinida ainda

No início da próxima semana poderá formar-se uma depressão a oeste de Portugal continental. De momento, os mapas estimam a sua posição algo afastada do nosso país, pelo menos até dia 11. É possível - mas não há qualquer certeza ainda - que se possa aproximar do nosso país a partir do dia 12 de outubro, o que proporcionaria o regresso da chuva. Esta situação ainda está bastante indefinida, mas iremos continuar a monitorizá-la aqui na Meteored Portugal.