Porque é que os gatos detestam água? A resposta pode estar escondida no seu ADN

Porque é que a grande maioria dos gatos detesta água? A resposta pode muito bem estar nos seus genes, mas não é a única.

Gato
É raro os donos de gatos poderem lavar o seu gato sem que o banho se transforme num verdadeiro campo de batalha.

Será justo dizer que os gatos não gostam de água? Muitos donos destas bolinhas de pelo dir-lhe-ão que é de facto esse o caso, e é fácil perceber que eles não se sentem à vontade em ambientes aquáticos. Mas como é que isso se explica?

Uma explicação genética?

A explicação para o facto de a maioria dos gatos não gostar de água pode estar nos seus genes. A análise do ADN revelou que a maioria dos gatos domésticos descende de uma subespécie de gato selvagem chamada Felis silvestris lybica, uma espécie originária do Próximo Oriente.

Esta espécie é também conhecida como “gato selvagem de África”, um nome que rapidamente nos leva a compreender que os antepassados dos nossos gatos domésticos eram mais aptos a viver em ambientes muito quentes, mas também muito secos.

Assim, podemos imaginar porque é que o instinto dos nossos gatos é não se aproximarem da água, uma vez que os seus antepassados não precisavam de molhar as patas para sobreviver ou encontrar comida. No entanto, é importante qualificar esta observação, pois algumas espécies apreciam ambientes aquáticos.

É o caso, por exemplo, do Bengal, do Abissínio e do Van Turco, raças originárias de regiões próximas de grandes charcos. Além disso, outras espécies de gatos também apreciam a água, como os tigres, que também são ótimos nadadores e pescadores!

Outras explicações possíveis

Pode haver outras razões pelas quais a maioria dos gatos não gosta do contacto com a água. Por exemplo, a água torna o seu pelo mais pesado, o que pode dificultar os seus movimentos, tornando-o menos rápido e ágil, o que nunca é bom para caçar ou fugir do perigo.

Os gatos também passam um terço das suas horas de vigília a lamberem-se e a arranjarem-se, e geralmente não param até que todo o seu corpo esteja completamente limpo. Mas o facto de se molharem obriga-os a recomeçar tudo de novo, o que nunca é muito agradável para os nossos pequenos gatos.

Os veterinários aconselham a não lavar demasiado o seu gato. Isto porque a água pode perturbar o equilíbrio natural da sua pele e do seu pelo, e o banho ataca a película oleosa natural da sua pele se for feito com demasiada frequência. Por isso, é aconselhável lavar o seu gato apenas se ele estiver muito sujo, doente ou sofrer de artrite.

Por último, a água pode também alterar as feromonas naturais dos gatos. Estas são essenciais para uma boa orientação e um bom comportamento social. Estar molhado torna-se assim um verdadeiro stress para este animal, que gosta de se controlar a si próprio e ao seu ambiente.

Gato
Embora a maioria dos gatos deteste água, não é raro vê-los a brincar com ela.

No entanto, como proprietário de um gato, terá certamente notado que o seu gato pode estar muito interessado na água, olhando para ela durante longos minutos de cada vez e, por vezes, até brincando com um fio de água da torneira ou do regador. O som e o movimento da água fascinam muitos gatos, mas eles só se atrevem a interagir com ela se se sentirem confiantes e no controlo da situação.

Referência da notícia

Mythe ou réalité : les chats détestent l'eau, Sciences & Vie (23/12/2025), Morgane Petit