Plantas ornamentais mostram-se em Essen (Alemanha). Secretário de Estado da Agricultura visita empresas portuguesas
Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, são as cinco empresas portuguesas presentes na feira IPM Essen 2026, que tem lugar de 27 a 30 de janeiro, na Alemanha. O certame reúne 1.400 expositores de 45 países.

Cinco empresas portuguesas do setor da horticultura vão marcar presença na IPM Essen 2026, que se realiza entre 27 e 30 de janeiro, na Alemanha.
A organização é da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, criada em 2010 e que agrega 112 sócios que representam cerca de 5000 agricultores. A sua missão é valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.
A IPM de Essen é considerada uma das mais importantes feiras profissionais do mundo dedicadas às plantas ornamentais. Este ano, a organização garante que vai reunir cerca de 1.400 expositores originários de 45 países.
Quanto a Portugal, durante os quatro dias do certame, o stand da Portugal Fresh será a montra da inovação nacional, apresentando ao mercado internacional os produtos e serviços das empresas portuguesas.
Plantas resilientes às alterações climáticas
Em destaque estarão “plantas ornamentais mais resilientes às alterações climáticas e soluções de produção eficientes e tecnologias cada vez mais sustentáveis”, diz a Associação liderada por Gonçalo Andrade, o que reflete “a capacidade de inovação e adaptação das empresas portuguesas às exigências dos mercados globais”.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, entre janeiro e novembro de 2025, as exportações portuguesas de plantas ornamentais de flores atingiram os 147 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2024.

Nessas exportações, os Países Baixos são o principal destino das vendas internacionais, valendo 57% em valor.
Segue-se Espanha (18%), Alemanha (7%), França (4%) e Dinamarca (3%). A União Europeia recebe, aliás, 94% das exportações nacionais, em valor.
O stand da Portugal Fresh na IPM Essen 2026 (Hall 6, stand 6C25) contará com a participação das empresas Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, que irão apresentar a sua oferta a compradores, distribuidores e profissionais de todo o mundo.
Secretário de Estado João Moura em Essen
A representar o Governo estará o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que se desloca à Alemanha no dia 28 de janeiro, para visitar o stand da Portugal Fresh.
A visita serve igualmente para conhecer de perto as empresas portuguesas presentes no certame e os projetos de inovação que estão a ser desenvolvidos no setor da horticultura ornamental em Portugal.

A participação da Portugal Fresh na IPM Essen está integrada numa candidatura a um Projeto Conjunto de Internacionalização apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pela União Europeia.
A edição de 2025 da Fruit Logistica reuniu visitantes profissionais de 151 países. Em 2026, espera-se novamente uma forte representação de diversas regiões e setores.
Itália, Países Baixos, Espanha, Alemanha, França e Bélgica estarão em destaque, mas também países como Egito, China, Israel, Turquia e África do Sul prometem marcar presença significativa. De notar que, nos últimos anos, se tem registado um crescente interesse por parte de expositores africanos e asiático.
Além dos formatos tradicionais — como o Fresh Produce Forum, o palco Farming Forward, o Future Lab, o Logistics Hub e o Podcast Studio —, destaca-se a nova Insights Stage, onde terão lugar apresentações de startups e sessões dedicadas à promoção de expositores.
Serão também introduzidas zonas específicas para os segmentos Fresh Produce e Machinery & Technology, às quais os expositores podem candidatar-se independentemente do Fruit Logistica Innovation Award (FLIA), com o objetivo de apresentarem as suas inovações a compradores e decisores.