Plantas ornamentais mostram-se em Essen (Alemanha). Secretário de Estado da Agricultura visita empresas portuguesas

Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, são as cinco empresas portuguesas presentes na feira IPM Essen 2026, que tem lugar de 27 a 30 de janeiro, na Alemanha. O certame reúne 1.400 expositores de 45 países.

Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, são as cinco empresas portuguesas presentes na feira IPM Essen 2026.
Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, são as cinco empresas portuguesas presentes na feira IPM Essen 2026.

Cinco empresas portuguesas do setor da horticultura vão marcar presença na IPM Essen 2026, que se realiza entre 27 e 30 de janeiro, na Alemanha.

A organização é da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, criada em 2010 e que agrega 112 sócios que representam cerca de 5000 agricultores. A sua missão é valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.

A IPM de Essen é considerada uma das mais importantes feiras profissionais do mundo dedicadas às plantas ornamentais. Este ano, a organização garante que vai reunir cerca de 1.400 expositores originários de 45 países.

Quanto a Portugal, durante os quatro dias do certame, o stand da Portugal Fresh será a montra da inovação nacional, apresentando ao mercado internacional os produtos e serviços das empresas portuguesas.

Plantas resilientes às alterações climáticas

Em destaque estarão “plantas ornamentais mais resilientes às alterações climáticas e soluções de produção eficientes e tecnologias cada vez mais sustentáveis”, diz a Associação liderada por Gonçalo Andrade, o que reflete “a capacidade de inovação e adaptação das empresas portuguesas às exigências dos mercados globais”.

O presidente da Portugal Fresh é taxativo: “A presença portuguesa na IPM Essen é estratégica para reforçar a notoriedade internacional das nossas empresas e demonstrar que Portugal está na linha da frente da inovação no setor das plantas ornamentais”. Gonçalo Santos Andrade explica, aliás, que “as empresas nacionais têm investido de forma consistente em sustentabilidade, qualidade e diferenciação”, que são “fatores decisivos para consolidar clientes-chave e explorar novas relações comerciais nos mercados externos”.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, entre janeiro e novembro de 2025, as exportações portuguesas de plantas ornamentais de flores atingiram os 147 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2024.

A IPM de Essen é considerada uma das mais importantes feiras profissionais do mundo dedicadas às plantas ornamentais. Este ano, a organização garante que vai reunir cerca de 1.400 expositores.
A IPM de Essen é considerada uma das mais importantes feiras profissionais do mundo dedicadas às plantas ornamentais. Este ano, a organização garante que vai reunir cerca de 1.400 expositores.

Nessas exportações, os Países Baixos são o principal destino das vendas internacionais, valendo 57% em valor.

Segue-se Espanha (18%), Alemanha (7%), França (4%) e Dinamarca (3%). A União Europeia recebe, aliás, 94% das exportações nacionais, em valor.

O stand da Portugal Fresh na IPM Essen 2026 (Hall 6, stand 6C25) contará com a participação das empresas Colossus Plants, Viveiros Monterosa, Van der Salm, Viplant e Flores Pendulares/Schroll, que irão apresentar a sua oferta a compradores, distribuidores e profissionais de todo o mundo.

Secretário de Estado João Moura em Essen

A representar o Governo estará o secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que se desloca à Alemanha no dia 28 de janeiro, para visitar o stand da Portugal Fresh.

A visita serve igualmente para conhecer de perto as empresas portuguesas presentes no certame e os projetos de inovação que estão a ser desenvolvidos no setor da horticultura ornamental em Portugal.

Entre janeiro e novembro de 2025, as exportações portuguesas de plantas ornamentais de flores atingiram os 147 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2024.
Entre janeiro e novembro de 2025, as exportações portuguesas de plantas ornamentais de flores atingiram os 147 milhões de euros, o que representa um aumento de 15,6% em comparação com o mesmo período de 2024.

A participação da Portugal Fresh na IPM Essen está integrada numa candidatura a um Projeto Conjunto de Internacionalização apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pela União Europeia.

Também na Alemanha, mas de 4 a 6 de fevereiro de 2026, as empresas associadas da Portugal Fresh voam para Berlim, para participarem na feira Fruit Logistica, considerada um ponto de encontro essencial para toda a cadeia de valor dos produtos frescos: produtores de frutas e legumes, exportadores, tecnologia, logística e inovação.

A edição de 2025 da Fruit Logistica reuniu visitantes profissionais de 151 países. Em 2026, espera-se novamente uma forte representação de diversas regiões e setores.

Itália, Países Baixos, Espanha, Alemanha, França e Bélgica estarão em destaque, mas também países como Egito, China, Israel, Turquia e África do Sul prometem marcar presença significativa. De notar que, nos últimos anos, se tem registado um crescente interesse por parte de expositores africanos e asiático.

Além dos formatos tradicionais — como o Fresh Produce Forum, o palco Farming Forward, o Future Lab, o Logistics Hub e o Podcast Studio —, destaca-se a nova Insights Stage, onde terão lugar apresentações de startups e sessões dedicadas à promoção de expositores.

Serão também introduzidas zonas específicas para os segmentos Fresh Produce e Machinery & Technology, às quais os expositores podem candidatar-se independentemente do Fruit Logistica Innovation Award (FLIA), com o objetivo de apresentarem as suas inovações a compradores e decisores.