Ovo é rico em proteína e não impacta no colesterol. Festival Gastronómico do Ovo arranca em Ferreira do Zêzere

O município de Ferreira do Zêzere organiza, de 10 a 12 de outubro, o Festival Gastronómico do Ovo. Durante três dias, todos os visitantes vão poder degustar nos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes vários menus especiais totalmente dedicados ao ovo.

Ovos
O ovo é um alimento de origem animal oriundo de diversas espécies - aves, répteis, anfíbios e peixes - e está presente na alimentação humana há milhares de anos.

O ovo é um alimento de origem animal oriundo de diversas espécies - aves, répteis, anfíbios e peixes - e está presente na alimentação humana há milhares de anos. E é muito versátil, podendo ser consumido estrelado, mexido, escalfado ou cozido.

Muito rico do ponto de vista nutricional, o ovo apresenta um valor energético moderado (um ovo - 82 kcal/55g), mas é muito rico em proteínas de grande qualidade e contém apenas 2,7 gramas de gordura saturada por 100 gramas, refere a Direção-Geral da Saúde.

Um ovo grande contém cerca de 186 miligramas de colesterol, que apenas está presente na gema. A clara de ovo não contém colesterol. O seu consumo moderado, preferencialmente evitando a fritura, e uma dieta equilibrada não estão associados a um aumento significativo do colesterol no sangue na maioria das pessoas saudáveis, ao contrário do que muitas vezes se pensa.

Em paralelo, o ovo é uma fonte de 18 importantes vitaminas e minerais importantes para o adequado funcionamento de diversos processos celulares no organismo.

Grande versatilidade culinária

Não falando que o ovo é um alimento de baixo custo, saboroso e que apresenta uma grande versatilidade culinária, podendo ser incorporado em diversos pratos.

A principal preocupação passa pela correta conservação no frigorífico e pelo seu manuseio com cuidado, lavando bem as mãos, assim como os utensílios antes e depois de contactar com os ovos, para evitar qualquer contaminação.

Festival Gastronómico do Ovo

Ciente de todas estas propriedades, e no âmbito do Dia Mundial do Ovo que se assinala a 10 de outubro, o município de Ferreira do Zêzere organiza, de 10 a 12 de outubro, o Festival Gastronómico do Ovo.

ovos
Um ovo grande contém cerca de 186 miligramas de colesterol, que apenas está presente na gema. A clara de ovo não contém colesterol.

Durante três dias, os visitantes vão poder degustar nos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes vários menus especiais, doces ou salgados, totalmente dedicados ao ovo, mostrando assim as propriedades nutricionais e a diversidade de sabores que este ingrediente pode inspirar.

Desde pratos tradicionais que evocam os sabores da região às criações inovadoras, esta é considerada “uma oportunidade única para experimentar receitas”. É o caso do pastelão de ovo recheado com javali estufado, os ovos gratinados em creme de lagostim, o rolinho de ovos à Rio, a massada de ovos com peixe do rio, os famosos ovos rotos, biscoitos d’ovo ou doce de ovos à Tojal d’Ouro, entre muitas outras receitas originais.

“O Festival Gastronómico do Ovo é já uma marca identitária de Ferreira do Zêzere. Mais do que celebrar este ingrediente tão especial e versátil, queremos valorizar a nossa gastronomia, apoiar os estabelecimentos locais e reforçar o orgulho ferreirense. Este evento é uma montra da criatividade e da tradição da nossa cozinha, mas também um convite para que todos venham conhecer, saborear e partilhar connosco o que de melhor se faz na Capital do Ovo”, afirma Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

O concelho volta, assim, a afirmar-se como “a Capital do Ovo”, ao receber mais uma edição deste Festival que promete valorizar a cultura alimentar ferreirense e as suas tradições gastronómicas, contribuindo para o sentido de comunidade entre todos.

2024: Produção atingiu 154.632 toneladas

Em Portugal, a produção total de ovos de galinha para consumo, segundo dados do INE, atingiu 154.632 toneladas em 2024, representando 99.5% do total de ovos produzidos no país, no ano passado.

Gemas de ovos
O ovo é uma fonte de 18 importantes vitaminas e minerais importantes para o adequado funcionamento de diversos processos celulares no organismo. Não falando que é um alimento de baixo custo, saboroso e que apresenta uma grande versatilidade culinária.

Para além disso, o INE também regista anualmente o número de ovos produzidos em avicultura industrial, com a produção total a ser de 2.357.392 milhares de unidades em 2024, incluindo 1.968.001 para consumo e 389.391 para incubação.

O setor da produção de ovos tem-se debatido, nos últimos anos, com o problema da gripe das aves, que afetou drasticamente a produção em vários países do mundo e também em Portugal e que levou ao abate de um grande número de aves em Portugal desde 2022.

Em 2025, já foram detetados 27 focos de gripe aviária (H5N1) em Portugal, incluindo em aves domésticas e selvagens, como na gaivota-de-asa-escura em Cascais e numa garça-branca-pequena em Aveiro.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) exige o cumprimento de medidas de biossegurança e confinamento para evitar a transmissão para humanos, embora esta seja rara e não seja transmitida através do consumo de alimentos.