O violento impacto do tufão Jebi no Japão

Rajadas de vento superiores a 200 quilómetros por hora, mais de 600 mil pessoas evacuadas e centenas de vôos cancelados são alguns dos efeitos do Jebi, o tufão mais intenso do Japão nos últimos 25 anos.

youtube video id=xv77qRjmjk4

Nas últimas horas, o tufão Jebi atingiu o Japão, uma enorme espiral de nuvens cumulonimbus que provocou chuvas torrenciais e rajadas de vento próximas a 200 quilómetros por hora (km/ h). O Jebi foi descrito pelos meteorologistas japoneses como a tempestade mais violenta que afetou o arquipélago nos últimos 25 anos. Na sexta-feira passada tornou-se categoria 5, com rajadas de até 280 km/h sobre o Pacífico.

Segundo o jornal japonês Asahi, o tufão forçou a evacuação de 667 mil pessoas, causando o cancelamento de mais de 700 vôos. O aeroporto de Kansai, um dos maiores do Japão, está completamente inundado devido ao aumento do nível do mar e das ondas. Nas últimas horas o terminal registou uma rajada de vento máxima de 210 km/h. A cidade de Osaka de 170km/h. A ventania derrubou camiões e furgonetas que atrapalham o trânsito em muitas estradas nas ilhas de Shikoku e Honshu.

Nas próximas horas, o tufão aparentemente vai enfraquecer. Os últimos relatórios já dão a categoria 1 com rajadas de 120km/h sustentadas, mas as autoridades japonesas não baixam a guarda. A Agência Meteorológica Japonesa, a JMA, avisa que podem produzir-se chuvas de até 80mm numa hora.